Projeto de Lei proíbe crianças menores de 12 anos de trocar mensagens em jogos eletrônicos

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a troca de mensagens entre usuários menores de 12 anos e outros jogadores em jogos eletrônicos. Consoles atuais, como PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series, além de plataforma para jogar video game, também funciona como uma espécie de rede social. O que torna necessário a vigilância dos pais em relação aos seus filhos menores de idade. O projeto, inserido no Estatuto da Criança e do Adolescente, visa proteger crianças contra o aliciamento por adultos dentro desses ambientes virtuais.

O relator do projeto, deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), modificou o texto original, reduzindo a idade de proibição de troca de mensagens de 14 para 12 anos. Ele também incluiu uma multa de R$ 100 a R$ 500 por cópia do jogo para empresas que comercializarem produtos em desconformidade com as novas regras.

Leia mais:

O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo nas Comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A iniciativa busca prevenir situações em que crianças são aliciadas por adultos em jogos eletrônicos, um problema que tem ganhado cada vez mais atenção em virtude de vários casos noticiados.

Comentários estão fechados.