Preço do PS Plus pode mudar DE NOVO, diz presidente da Sony; entenda os motivos

Durante uma conversa com investidores, o presidente da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, revelou que a empresa está aberta a novos ajustes no preço do PlayStation Plus. Segundo ele, o objetivo é claro: maximizar a lucratividade do serviço de assinatura da marca.
A declaração veio em meio a uma apresentação liderada por Nishino e Hermen Hulst, CEO da SIE, onde o foco foi discutir o futuro do PS Plus e o papel estratégico que ele tem para a divisão de jogos da empresa.
Aumento não confirmado, mas possível
Ainda que nenhum aumento tenha sido anunciado, a fala de Nishino deixa claro que a Sony irá ajustar a precificação do PS Plus de forma “dinâmica”, conforme o desempenho do serviço e as metas financeiras da companhia.
Vale lembrar que o PS Plus já passou por reajustes recentes, com aumentos de preço globais em 2023. Na época, a justificativa foi que o valor adicional ajudaria a “trazer jogos de qualidade e benefícios adicionais” para os assinantes.
Premium e Extra estão crescendo

Mesmo com os aumentos anteriores, o número de usuários nos planos mais caros do PS Plus segue em crescimento:
- Em 2022, 17% dos assinantes estavam no plano Premium
- Em 2024, esse número subiu para 22%
- O plano Extra passou de 13% para 16% no mesmo período
Ou seja, apesar do crescimento geral do serviço ser modesto, mais assinantes estão optando por camadas mais caras, o que mostra um potencial de receita cada vez maior — mesmo com uma base estável.
PS Plus já representa 14% da receita da PlayStation

Outro dado importante revelado na apresentação é que o PS Plus responde hoje por 14% da receita total da divisão PlayStation, um crescimento de apenas 1% desde 2022. Isso mostra que, embora o serviço não esteja crescendo explosivamente em número de assinantes, ele é cada vez mais lucrativo — principalmente graças aos planos Premium e Extra.
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O que esperar do futuro do PS Plus?
A fala de Nishino reforça a estratégia da Sony de manter o equilíbrio entre lançamentos premium (pagos individualmente) e um serviço por assinatura que ofereça valor ao longo do tempo. Como disse o ex-chefe da PlayStation, Shuhei Yoshida, o PS Plus é uma ferramenta para prolongar o ciclo de vida dos jogos, e não necessariamente competir diretamente com modelos como o Game Pass da Microsoft.
Com os olhos voltados para o futuro, é possível que o PS Plus passe por novos ajustes de preço nos próximos anos — mas também deve continuar evoluindo em conteúdo e valor agregado para justificar cada centavo investido pelo assinante.
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