Por que o Xbox traz seus jogos para PS5 agora

A Xbox realmente ganhou destaque como um dos principais publicadores no PlayStation, mas essa mudança pode não ter sido totalmente intencional. Um artigo recente traz detalhes sobre as decisões empresariais por trás desse movimento inesperado da Microsoft, e embora muitas coisas não sejam uma grande surpresa, elas ajudam a entender uma das transições mais inesperadas do setor.
De acordo com informações do jornalista Jason Schrier, no final de 2023, após a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft estabeleceu uma meta de 30% de margem de lucro para sua divisão de jogos. Isso é significativamente maior do que a média da indústria, que varia entre 17% e 22%. Para ter uma ideia, a Sony, que recentemente melhorou suas margens de lucro com a compra da Bungie, registrou cerca de 16% no primeiro trimestre de 2025.
Diante dessa pressão, a Microsoft tomou medidas drásticas, como o fechamento de estúdios, cortes de milhares de funcionários e o cancelamento de projetos. Além disso, começou a levar sua biblioteca de jogos para o PS5, com títulos como Forza Horizon 5 fazendo bastante sucesso no console da Sony. É interessante notar que o jogo Indiana Jones e o Great Circle, lançado meses antes no Xbox e PC, teve suas melhores vendas no PlayStation.
A empresa também está mudando seu foco para jogos que custam menos para produzir ou que têm maior garantia de sucesso. Isso pode explicar por que alguns títulos, como Perfect Dark e Everwild, foram cancelados, pois poderiam ser vistos como investimentos de risco. Para complicar ainda mais a situação, a estratégia da Microsoft em torno do Game Pass não está ajudando. Ao colocar seus jogos first-party no serviço de assinatura, especialistas acreditam que isso está afetando as vendas a preço integral.
A Microsoft introduziu um sistema que remunera desenvolvedores com base nas horas jogadas, mas isso tende a favorecer mais os jogos multiplayer, em vez de produções single player como Senua’s Saga: Hellblade 2. Não está claro se a Microsoft planeja relaxar essas metas de margem de lucro no futuro, mas mudanças podem ser necessárias se as coisas não melhorarem.
Essa centralização da indústria não é algo positivo. Com uma única mega-corporação comandando o futuro de diversas estúdios, se a Xbox não encontrar uma solução para essa situação, o futuro de várias dessas equipes pode estar em risco.


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