Helldivers 2 sem roadmap? CEO da Arrowhead revela o motivo

Se você joga Helldivers 2, já deve ter percebido que o jogo segue um padrão um tanto… peculiar quando se trata de atualizações. Os jogadores passam por longos períodos de seca de conteúdo e, quando já estão prestes a perder a paciência, BOOM: chega um update enorme, um novo Warbond e algumas novidades inesperadas.

Esse ciclo gera frustração em parte da comunidade, que adoraria ter uma noção do que esperar e quando esperar. Mas por que a Arrowhead se recusa a compartilhar um roadmap? Bom, o CEO do estúdio, Shams Jorjani, deu uma resposta que pode não ser a que os jogadores gostariam de ouvir, mas que faz todo sentido.

Helldivers 2: Servants of Freedom Warbond
Helldivers 2 (Imagem: Arrowhead Game Studios)

Um roadmap quase destruiu o jogo

Se você está com a sensação de que Helldivers 2 já teve um roadmap antes, sua memória não está te enganando. No meio de 2024, a Arrowhead revelou um grande update chamado Escalation of Freedom, algumas semanas antes do lançamento. A expectativa foi lá para o alto… e o tombo veio junto.

O update não apenas não entregou o que os jogadores esperavam, como quase matou o jogo. Para piorar, o lançamento de Space Marine 2 aconteceu logo em seguida, levando o número de jogadores de Helldivers 2 para um recorde negativo de apenas 6 mil jogadores simultâneos. Para um jogo que hoje mantém uma média de 50 mil players ativos, isso foi um verdadeiro desastre.

Diante desse cenário, a Arrowhead precisou agir rápido e lançou um plano emergencial de 60 dias para consertar os erros e reconquistar os jogadores. Eles cumpriram o prometido, mas, desde então, passaram a lançar atualizações sem aviso prévio. O que antes parecia uma estratégia confusa, agora faz todo sentido: evitar um novo desastre.

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CEO da Arrowhead explica por que um roadmap não funciona

Com essa nova abordagem de “atualizações surpresa”, parte da comunidade começou a questionar a falta de transparência. O jogador conhecido como The Scriptomancer levantou essa questão diretamente para o CEO da Arrowhead, perguntando por que o estúdio evita divulgar um roadmap ou até mesmo marcos de desenvolvimento.

Jorjani respondeu de forma bem direta:

“Duas coisas. Falta de iniciativa da nossa parte e o fato de que não somos confiáveis o suficiente no planejamento para fazer isso. Além disso, o jogo está em constante mudança e gostamos de não saber exatamente o que vem a seguir”.

Sim, você leu certo. O próprio CEO admitiu que o estúdio não é confiável o bastante para planejar um roadmap. Pelo menos ele foi sincero, né? E, honestamente, depois do fiasco do Escalation of Freedom, talvez essa seja a melhor escolha.

Helldivers 2 (Imagem: Arrowhead Game Studios)

Comunidade dividida: surpresa ou planejamento?

A resposta do CEO foi recebida de forma mista pelos jogadores. Para alguns, soa como se os desenvolvedores estivessem meio perdidos. Mas outros apontam que faz sentido não planejar com tanta antecedência, considerando a natureza caótica do jogo e as ações imprevisíveis da comunidade.

O jogador Thezzy comentou: “Com as coisas insanas que a comunidade tem feito (sim, estou olhando para vocês, Minas Antitanque), não tem como planejar tudo”. Outro jogador, kribmeister, sugeriu uma abordagem intermediária: “Seria legal ter uma timeline bem vaga, algo do tipo: Q1 – novos inimigos, Q2/Q3 – personalização de armaduras melhorada, Q4 – rework do DSS”.

Esse tipo de roadmap genérico poderia manter o hype sem comprometer a flexibilidade do estúdio. Mas, por outro lado, talvez seja melhor esperar um pouco mais e receber um conteúdo realmente polido, sem promessas vazias. Afinal, manter a surpresa pode ser mais benéfico do que frustrar expectativas. No fim das contas, o que importa é poder espalhar a Democracia sem interrupções. Por Super Terra!

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