Project Genie do Google impacta ações de grandes desenvolvedoras de games

Revelado recentemente pelo Google, o Project Genie é uma nova ferramenta de inteligência artificial que promete criar mundos interativos a partir de comandos simples. E só com essa apresentação, já deu o que falar, impactando as ações de várias desenvolvedoras de games.
Após a divulgação de alguns conteúdos gerados pela ferramenta, empresas como CD Projekt RED, Take-Two Interactive, Roblox e Unity sentiram uma desvalorização significativa na bolsa eletrônica Nasdaq. Isso aconteceu porque alguns investidores começaram a acreditar que o Google havia encontrado uma forma de tornar obsoletos os estúdios de desenvolvimento e as editoras tradicionais.
Dylan Becker, analista da William Blair, comentou que os efeitos do Project Genie são passageiros e ressaltou como o mercado pode ser volátil em relação a inovações. Segundo ele, os que se empolgaram demais com a ferramenta podem estar esquecendo aspectos importantes dos jogos, como criatividade e a interação social.
Project Genie ainda tem muito a se provar
Matthew Bromberg, à frente da Unity, uma das empresas mais impactadas pelas mudanças causadas pelo Project Genie, observou que ferramentas desse tipo podem trazer benefícios. Ele mencionou que, com essas tecnologias, é possível gerar experiências semelhantes a vídeos interativos de alta qualidade com entradas simples.
Porém, ele também destacou que o Google ainda não atingiu a precisão necessária para a produção de um game completo. As saídas do Project Genie são ainda probabilísticas, o que significa que não são consistentes o suficiente para jogos que exigem repetibilidade.
Nas redes sociais, muitos usuários chamaram atenção para o fato de que o Project Genie, na verdade, tende a ser mais um imitador. Ele consegue replicar estilos de jogos famosos, mas parece ter dificuldades em desenvolver ideias mais originais. Além disso, até agora, as criações da ferramenta só permitem que se passe por ambientes sem muitas interações — bem distante da experiência que um jogo moderno pode oferecer.
Para Bromberg, a solução do Google não deve substituir a forma como os games são criados, mas pode acelerar o processo. Ele acredita que a engine da Unity pode pegar os resultados do Project Genie e transformar esses dados, permitindo que os desenvolvedores adicionem características fundamentais como física e lógica de jogo, essenciais para qualquer produção no mundo dos games.



Comentários estão fechados.