Shuhei Yoshida acredita que PS6 precisa de mais que poder extra

Conversas sobre a próxima geração de consoles estão a todo vapor, e há muitas especulações a respeito do PS6 e sua possível chegada em 2027. No entanto, muitas pessoas estão bem satisfeitas com o que os consoles atuais oferecem. Afinal, os avanços tecnológicos têm sido tão sutis que fica difícil imaginar um grande salto no PS6.

Esse é, pelo menos, o ponto de vista de Shuhei Yoshida, ex-executivo da PlayStation. Recentemente, ele participou do podcast Friends Per Second, onde discutiu sua experiência como consultor para estúdios independentes e também sobre o futuro dos videogames. Yoshida acredita que a Sony precisa ir além de simplesmente aumentar a potência gráfica em suas novas máquinas.

Ele menciona que as melhorias gráficas quase chegaram a um ponto em que é difícil notar a diferença entre recursos, como ray tracing, a menos que sejam comparados lado a lado. “Não dá para ficar fazendo sempre a mesma coisa. Aumentar o poder gráfico e oferecer experiências de altíssima qualidade talvez não seja o caminho certo”, comentou. Ele sente que essa abordagem pode acabar atendendo apenas a um público muito específico.

Yoshida também falou sobre a nova geração de líderes na PlayStation, que traz uma perspectiva fresca. Ele destaca que o CEO Hideaki Nishino, que está na casa dos 40 anos, representa uma mudança significativa em relação à liderança anterior. “Agora temos pessoas mais jovens que podem pensar fora da caixa e criar algo realmente disruptivo”, analisou.

Quando questionado sobre como a Sony pode ter sucesso com o PS6, Yoshida não apresentou sugestões específicas, mas elogiou a empresa por sempre encontrar maneiras inovadoras de melhorar a experiência de jogar. Ele destaca o PS5, afirmando que a adoção do SSD foi um verdadeiro “milagre”, tornando os jogos muito melhores.

Ele também mencionou o PS Portal como um exemplo do bom trabalho da Sony, admitindo que inicialmente desconfiava, mas depois de experimentar, percebeu seu valor. “Espero que eles estejam preparando algo que ainda não conhecemos, que nos faça pensar: ‘Uau, isso é incrível’. Então, estou torcendo por isso”, disse Yoshida.

Seu ponto de vista ecoa o de um ex-produtor de God of War, que sugeriu que estúdios maiores deveriam diversificar, criando experiências menores para complementar os grandes lançamentos.

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