POLÊMICA: Depois de flop e falência do estúdio, The Day Before é retirado da Steam

The Day Before é, ou era, um MMO desenvolvido pela Fntastic. Ele foi lançado há apenas 4 dias atrás e foi um fracasso. A Fntastic ainda foi alvo de polêmicas, sendo acusada de golpista e mentirosa por conta desse jogo. E apenas 4 dias depois do seu lançamento o jogo foi retirado da Steam. O game havia sido lançado em acesso antecipado. A remoção aconteceu logo após o estúdio declarar falência, levando a questões sobre o futuro do jogo.

YouTube player

The Day Before entrou na lista dos jogos mais aguardados no Steam em 2022 e chamou a atenção da comunidade gamer por sua promessa de uma experiência imersiva em mundo aberto. Contudo, o lançamento em acesso antecipado e a subsequente falência do estúdio deixaram os jogadores sem clareza quanto à continuação do desenvolvimento do jogo.

Durante o desenvolvimento, a Fntastic enfrentou vários desafios e polêmicas, incluindo disputas judiciais pelo nome do jogo. A falência do estúdio levanta questões sobre a gestão de projetos de jogos e as dificuldades encontradas por desenvolvedores independentes na indústria de games. Ao longo dos meses desde que The Day Before foi anunciado, os jogadores perceberam várias atitudes questionáveis da empresa, desde downgrade gráficos conforme novos materiais foram sendo lançados na internet, até constantes adiamentos. Até mesmo canais do YouTube e outros portais como a IGN identificaram trechos de trailers e outros materiais que eram basicamente cópias de trailers de outros jogos como GTA V, Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077 e The Division. Até mesmo a logo de The Day Before é feita com a mesma fonte da logo de The Last of Us.

Pra piorar, a decisão de declarar falência apenas 4 dias depois do lançamento do seu jogo, que foi lançado em Acesso Antecipado e custando cerca de R$100,00, foi considerada, no mínimo, suspeita. Muitos passaram a acreditar que isso foi feito de forma proposital para conseguir adquirir pelo menos algum lucro com o jogo antes de sumir de vez. Afinal, 4 dias não é o suficiente para o jogo não dar prejuízo o suficiente para uma empresa ir à falência. Provavelmente eles já sabiam disso antes mesmo de lançar o jogo. O que levanta ainda mais suspeitas de que tudo isso era um golpe.

Imagem: Fntastic

Em sua declaração oficial, eles ainda ressaltam quem não tiraram dinheiro do público durante o desenvolvimento do jogo, não tendo feito campanha de financiamento coletivo nem pré-venda. Porém, não falaram nada quanto àqueles que compraram o jogo pós-lançamento, indicando que eles não pretendem reembolsar esses jogadores. De qualquer forma, apenas algumas horas depois que a falência foi declarada, a Steam removeu o jogo de sua loja. E agora ele não pode mais ser comprado por ninguém. Resta saber se quem decidiu remover o jogo foi a Fntastic ou a própria Steam. Mesmo porque, depois da declaração de falência, muitos jogadores começaram a exigir que o jogo fosse removido da Steam.

Leia mais:

O Futuro de “The Day Before” Segundo a declaração oficial de falência da Fntastic, os servidores de The Day Before continuariam ativos, mas seu futuro permanece incerto. Resta saber se o jogo continua acessível para quem já comprou e não pediu reembolso, e se os servidores realmente continuarão ativos para essas pessoas.

Comentários estão fechados.