Jogos Soulslike deveriam ter nível de dificuldade?

Você já parou para pensar por que jogos como Elden Ring, Dark Souls e Bloodborne são tão populares, mesmo sendo conhecidos pela sua dificuldade desafiadora? A seguir vou explorar um tema que tem dividido a comunidade gamer: a implementação de modos de dificuldade mais acessíveis nos jogos Soulslike.

O desafio como essência

Os jogos Soulslike são conhecidos por uma característica muito clara: a dificuldade. Isso não é um acidente, mas uma escolha de design intencional que busca oferecer uma experiência de superação e aprendizado constante. Para muitos jogadores, essa dificuldade é o que torna o jogo apaixonante, a sensação de conquista após horas tentando derrotar um chefe difícil é incomparável.

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No entanto, um número crescente de vozes na comunidade tem expressado uma realidade diferente. Jogadores com menos tempo para jogar encontram-se frequentemente frustrados pela impossibilidade de progredir em jogos Soulslike que exigem tanto comprometimento. Afinal, deveria o prazer em jogar estar atrelado a disponibilidade de tempo livre?

Flexibilidade e acessibilidade

Recentemente, houve um movimento na indústria dos jogos para torná-los mais acessíveis. Grandes estúdios estão introduzindo opções de customização extensas, que permitem aos jogadores ajustar a experiência de jogo ao seu gosto, desde controles de dificuldade até opções visuais e de áudio. Por que então os jogos Soulslike deveriam ficar de fora dessa evolução?

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Imagem: Reprodução

Imagine poder ajustar o jogo para que batalhas não sejam um beco sem saída, mas sim um desafio justo. Implementar coisas simples como pontos de verificação mais frequentes, redução do dano de inimigos, ou até permitir que os jogadores mantenham seus progressos mais facilmente após a morte poderia abrir a porta para muitos outros gamers.

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Previsões e contra-argumentos

Há quem diga que a introdução de um modo mais fácil poderia diluir a experiência que os Soulslike oferecem. No entanto, isso realmente tiraria algo de quem prefere jogar no modo difícil? A implementação de modos de dificuldade é frequentemente vista como uma adição, não uma substituição.

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Para garantir que o multiplayer e as invasões mantenham sua integridade, certas funcionalidades poderiam ser ajustadas no modo facilitado. Por exemplo, desabilitar a participação em invasões ou o uso de certos recursos poderia ser uma solução eficaz para manter o equilíbrio entre os jogadores.

Inclusão sem perda de essência

Ao oferecer opções de dificuldade mais flexíveis, os desenvolvedores dos jogos Soulslike não estariam removendo a dificuldade, mas sim ampliando o acesso à experiência que eles criaram. Isso permitiria que mais pessoas desfrutassem dos mundos ricos e das histórias envolventes que esses jogos têm a oferecer, sem sentir que estão sendo punidos injustamente pelo pouco tempo que têm para jogar.

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Portanto, ao pensar em dificuldade, talvez devêssemos considerar não só os que buscam o desafio extremo, mas também aqueles que amam o mundo e a narrativa, mas desejam uma jornada menos espinhosa. Afinal, a verdadeira vitória de um jogo está em trazer alegria para quem o joga, não em quantas vezes ele te faz falhar.

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