FSR 4 pode ser lançado no PS5 Pro em 2026

Confirmado pela Sony em julho, o suporte do PlayStation 5 Pro ao AMD FSR 4 ainda vai demorar um pouco para chegar. Fontes ligadas ao canal Moore’s Law is Dead (MLID) afirmam que devemos ver essa novidade no console até o final do primeiro trimestre de 2026. Isso significa que a empresa japonesa tem pelo menos seis meses para trazer essa tecnologia, que até agora só está disponível para PCs.

O pessoal do MLID acredita que o lançamento oficial ocorrerá logo após a AMD liberar a compatibilidade do FSR 4 com as GPUs que têm arquitetura RDNA 3, o que deve acontecer no fim de 2025. Mas é bom lembrar que, historicamente, o canal já fez previsões que não se concretizaram, deixando a data em aberto.

O que esperar do FSR 4 no PS5 Pro?

A Sony ainda não revelou muitos detalhes sobre como será a implementação do FSR 4 no PS5 Pro. Contudo, Mark Cerny, o arquiteto-chefe do console, já indicou que o funcionamento será semelhante ao que vemos no PC. Isso é uma boa notícia para quem aguarda gráficos mais impressionantes.

Se tudo correr como prometido, os jogos que receberem essa atualização vão ter um desempenho melhor e uma qualidade de imagem superior. O FSR 4 faz o upscale de imagens geradas em resoluções mais baixas, tornando-as mais nítidas, com menos ruídos e artefatos. É como dar uma repaginada nas suas imagens!

A espera pelo recurso pode ter a ver com algumas limitações do hardware do PS5 Pro. O insider KeplerL2 mencionou que o console não consegue rodar o mesmo modelo utilizado nas GPUs RDNA 4, o que exigirá algumas adaptações para garantir a compatibilidade.

Isso pode explicar por que a AMD está focando em lançar a compatibilidade com a linha RDNA 3 primeiro, antes de olhar para o console. Vale lembrar que mesmo após o FSR 4 ser lançado, os jogos ainda precisarão de atualizações para ficarem compatíveis. Portanto, a espera pode render grandes frutos para os gamers no console.

Comentários estão fechados.