Flop de Concord é a causa dos últimos cancelamentos da Sony
Recentemente, foi relatado que a Sony Interactive Entertainment decidiu cancelar os projetos de jogos live service das renomadas Bend Studio e Bluepoint Games. A decisão ocorre em meio a uma onda de incertezas após o lançamento fracassado de Concord, jogo que teve seus servidores desativados apenas duas semanas após o lançamento.
O impacto do fracasso de Concord
De acordo com Jeff Grubb, insider da indústria de games, a repercussão negativa de Concord abalou profundamente a Sony. Durante o podcast Game Mess Decides, Grubb afirmou que o insucesso do título fez com que a empresa reavaliasse toda a sua estratégia, especialmente em relação aos projetos de live service.
Isso aconteceu por causa do Concord, isso deve ficar claro, foi o que me disseram.
A Sony ficou em choque com o Concord e agora está indo a cada estúdio para reavaliar todos os projetos. Se for um projeto de serviço ao vivo, há muita resistência, o que dificulta que ele tenha uma chance real de ser lançado.
E é quase certo que eles não conseguirão aprovação para um projeto de serviço ao vivo, e eles sabem disso.
Jeff Grubb, insider
A mudança de postura marca um contraste significativo em relação à estratégia anterior da Sony, que vinha apostando fortemente em títulos com modelos de live service, garantindo financiamento a estúdios que seguissem esse caminho.
Cancelamentos e o futuro dos estúdios
Antes das mudanças, a Bluepoint Games trabalhava em um jogo multiplayer de God of War, enquanto o projeto da Bend Studio permanecia em segredo. Ambos foram encerrados, mas a Sony confirmou que está colaborando com os estúdios para definir os próximos passos.
Embora a notícia de que os estúdios não estão fechando suas portas seja positiva, as cancelamentos podem atrasar novos lançamentos. É possível que não vejamos projetos de ambos os estúdios até a próxima geração de consoles.
Um desafio para a indústria
A decisão da Sony de mudar sua abordagem em relação aos live services reflete o desafio crescente que esses projetos representam. Por um lado, o público de PlayStation pode ver a mudança como positiva, dado o apelo por experiências single-player e narrativas. Por outro lado, os estúdios terão que enfrentar mais dificuldades para obter financiamento da Sony para jogos que não sigam o modelo tradicional.
Leia mais:
- 8 jogos live service que são BONS
- Palworld vai virar LIVE SERVICE? PocketPair tá indecisa
- Apesar de tudo, Sony ainda vai trazer live service!
- Apesar de tudo, Sony AINDA vai focar em live service!
A reestruturação da Sony levanta dúvidas sobre o futuro de seus estúdios parceiros e de sua estratégia geral. Enquanto alguns fãs comemoram o retorno de projetos tradicionais, os desenvolvedores enfrentam um cenário de incertezas.
Comentários estão fechados.