Estúdio Clair Obscur: Expedition 33 não planeja expansão

Com mais de 3 milhões de cópias vendidas e muitos elogios na bagagem, o jogo Clair Obscur: Expedition 33 se mostrou uma grande conquista para a desenvolvedora Sandfall Interactive. Apesar do sucesso, eles não têm planos de se expandir. Em uma conversa descontraída com o site Automaton Japan, o diretor criativo Guillaume Broche e o programador Tom Guillermin compartilharam que estão satisfeitos com a atual estrutura da equipe.
Muitas pessoas trabalharam na produção do jogo, e embora tenham envolvido diversas empresas externas, a Sandfall mantém um núcleo de cerca de 30 profissionais. Essa escolha ajuda a manter uma comunicação mais ágil e eficaz dentro do estúdio. Guillermin, por exemplo, acredita que um time pequeno pode ser o ideal para criar um RPG de qualidade.
Broche, por sua vez, destacou que o tamanho compacto da equipe foi crucial para que eles alcançassem suas metas durante o desenvolvimento. A proximidade e a facilidade de diálogo entre os integrantes permitiram a criação de um jogo que ressoou bem com o público.
Selecionando a Equipe de Clair Obscur
Durante a mesma entrevista, Broche comentou sobre a ardua seleção de profissionais para o projeto. Foram mais de 200 entrevistas para compor a equipe inicial. O processo foi rigoroso, assegurando que os que entraram no time estivessem à altura do desafio.
Em muitos momentos do desenvolvimento, havia uma equipe de seis pessoas encarregadas das cinemáticas enquanto outras duas cuidavam da história. A parte musical contou com quatro talentos dedicados. É interessante notar que, apesar de algumas figuras seniores estarem presentes, a equipe incluiu novos profissionais, como o diretor de efeitos especiais e o designer de personagens, que acabaram de se formar. Essa mistura trouxe uma perspectiva fresca ao trabalho.
Broche menciona que essa falta de experiência anterior pode ter sido uma vantagem. Os mais novos na equipe estavam mais abertos a se adaptações e à visão única do estúdio. Lançado no final de abril, o RPG não para por aí. A equipe continua atenta ao feedback dos jogadores e não descarta a criação de novos conteúdos para ampliar a história.
O sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 é um bom exemplo de que um time menor, mas bem alinhado, pode fazer a diferença no resultado final de um jogo.
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