Conheça os 11 jogos de corrida do Sonic

Nos anos 90, a rivalidade entre Sega e Nintendo marcou a história dos videogames. Enquanto Mario reinava absoluto, a Sega trouxe Sonic como seu mascote para competir de frente. O sucesso de Super Mario Kart (1992) despertou uma nova tendência de spin-offs de corrida, e claro, o ouriço azul não poderia ficar de fora.
Foi nesse cenário que nasceram os primeiros jogos de corrida de Sonic, inicialmente tímidos, mas sempre tentando inovar.
Sonic Drift (1994)

O primeiro jogo de corrida do Sonic surgiu no Game Gear em 1994, exclusivo do Japão. Com Sonic, Tails, Amy e Dr. Robotnik, o game trazia 18 pistas inspiradas no primeiro jogo da franquia.
Mesmo simples, introduziu mecânicas como o drift e mostrou que o ouriço podia brigar de frente com Mario Kart.
Sonic Drift 2 (1995)

A sequência chegou em 1995, dessa vez lançada também no Ocidente. Trouxe novos personagens como Knuckles, Fang e Metal Sonic, além de novos power-ups e pistas inspiradas em Sonic 2 e 3.
Também adicionou modos como Chaos GP, Free Run e Versus via cabo link.
Sonic R (1997)

Lançado para o Sega Saturn, foi o primeiro jogo de corrida 3D do Sonic. Ao invés de karts, os personagens corriam a pé, incluindo Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Eggman e inéditos como Tails Doll e Metal Knuckles.
Com apenas 5 pistas, o jogo ficou marcado pelo visual ousado e pelas músicas icônicas, virando cult ao longo do tempo.
Sonic Riders (2006)

Após quase uma década sem jogos de corrida, o ouriço voltou em grande estilo no PS2 e GameCube. Aqui, os personagens corriam em hoverboards futuristas chamados Extreme Gears.
Com uma trama envolvendo os Babylon Rogues, o jogo trouxe acrobacias no ar, pistas criativas e a possibilidade de personalizar os veículos.
Sonic Riders: Zero Gravity (2008)

Sequência direta, lançada no PS2 e Wii, expandiu o conceito com novas pistas, personagens como Shadow, Silver e até Nights, além da mecânica de Gravity Control para alterar a gravidade nas corridas.
Foi um sucesso moderado, especialmente no Wii.
Sonic Free Riders (2010)

Exclusivo do Kinect no Xbox 360, tentou inovar ao usar controles por movimento.
Apesar dos visuais caprichados e de novos times como Team Dark e Team Rose, a jogabilidade era imprecisa, o que fez o jogo ser mal recebido. Muitos consideram que ele marcou o fim da sub-série Riders.
Sonic & Sega All-Stars Racing (2010)
Foi o retorno ao estilo Mario Kart, mas reunindo não só personagens do Sonic, como também de outras franquias da Sega.
Disponível em várias plataformas, trouxe cerca de 20 pistas temáticas, power-ups e até convidados especiais como Banjo e Kazooie no Xbox 360.
Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed (2012)
Considerado por muitos o ápice da franquia, o jogo apresentou veículos que mudavam entre terra, água e ar em tempo real, tornando as corridas imprevisíveis e dinâmicas.
Além disso, trouxe ainda mais personagens e pistas inspiradas na história da Sega.
Team Sonic Racing (2019)
Dessa vez, o foco voltou a ser apenas no universo Sonic. O diferencial foi a jogabilidade cooperativa: cada corrida era vencida em equipe, com personagens divididos em times como Team Sonic, Team Rose e Team Dark.
Apesar de bonito, foi visto como um retrocesso por abandonar os personagens da Sega e a mecânica de transformação de veículos.
Sonic Racing (2019 – Mobile)

Lançado junto com Team Sonic Racing, essa versão para iOS e Android simplificou a experiência, trazendo corridas rápidas com foco em multiplayer online.
Serviu como complemento do jogo de console, mas sem grande profundidade.
Leia mais:
- CLÁSSICO da Sega vai virar filme!
- TRETA! Sega quase PROCESSOU a Atari! Entenda!
- Sega vai lançar um SERVIÇO DE ASSINATURA?
- Sega vai REMOVER jogos clássicos das lojas digitais!
Sonic Racing: CrossWorlds (2025)
Previsto para 25 de setembro de 2025, o novo título promete unir o melhor das versões anteriores. Com um elenco vasto de personagens, incluindo os Babylon Rogues e convidados inusitados como Hatsune Miku, Garfield, Pac-Man e Bob Esponja, o jogo vai trazer pistas interdimensionais com portais que conectam múltiplos universos em uma mesma corrida.
CrossWorlds será lançado para praticamente todas as plataformas atuais e tem tudo para ser o jogo de corrida definitivo do Sonic.
Comentários estão fechados.