Conheça os 11 jogos de corrida do Sonic

Nos anos 90, a rivalidade entre Sega e Nintendo marcou a história dos videogames. Enquanto Mario reinava absoluto, a Sega trouxe Sonic como seu mascote para competir de frente. O sucesso de Super Mario Kart (1992) despertou uma nova tendência de spin-offs de corrida, e claro, o ouriço azul não poderia ficar de fora.

Foi nesse cenário que nasceram os primeiros jogos de corrida de Sonic, inicialmente tímidos, mas sempre tentando inovar.

Sonic Drift (1994)

Imagem: Sega

O primeiro jogo de corrida do Sonic surgiu no Game Gear em 1994, exclusivo do Japão. Com Sonic, Tails, Amy e Dr. Robotnik, o game trazia 18 pistas inspiradas no primeiro jogo da franquia.

Mesmo simples, introduziu mecânicas como o drift e mostrou que o ouriço podia brigar de frente com Mario Kart.

Sonic Drift 2 (1995)

Imagem: Sega

A sequência chegou em 1995, dessa vez lançada também no Ocidente. Trouxe novos personagens como Knuckles, Fang e Metal Sonic, além de novos power-ups e pistas inspiradas em Sonic 2 e 3.

Também adicionou modos como Chaos GP, Free Run e Versus via cabo link.

Sonic R (1997)

Imagem: Sega

Lançado para o Sega Saturn, foi o primeiro jogo de corrida 3D do Sonic. Ao invés de karts, os personagens corriam a pé, incluindo Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Eggman e inéditos como Tails Doll e Metal Knuckles.

Com apenas 5 pistas, o jogo ficou marcado pelo visual ousado e pelas músicas icônicas, virando cult ao longo do tempo.

Sonic Riders (2006)

Imagem: Sega

Após quase uma década sem jogos de corrida, o ouriço voltou em grande estilo no PS2 e GameCube. Aqui, os personagens corriam em hoverboards futuristas chamados Extreme Gears.

Com uma trama envolvendo os Babylon Rogues, o jogo trouxe acrobacias no ar, pistas criativas e a possibilidade de personalizar os veículos.

Sonic Riders: Zero Gravity (2008)

Imagem: Sega

Sequência direta, lançada no PS2 e Wii, expandiu o conceito com novas pistas, personagens como Shadow, Silver e até Nights, além da mecânica de Gravity Control para alterar a gravidade nas corridas.

Foi um sucesso moderado, especialmente no Wii.

Sonic Free Riders (2010)

Imagem: Sega

Exclusivo do Kinect no Xbox 360, tentou inovar ao usar controles por movimento.

Apesar dos visuais caprichados e de novos times como Team Dark e Team Rose, a jogabilidade era imprecisa, o que fez o jogo ser mal recebido. Muitos consideram que ele marcou o fim da sub-série Riders.

Sonic & Sega All-Stars Racing (2010)

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Foi o retorno ao estilo Mario Kart, mas reunindo não só personagens do Sonic, como também de outras franquias da Sega.

Disponível em várias plataformas, trouxe cerca de 20 pistas temáticas, power-ups e até convidados especiais como Banjo e Kazooie no Xbox 360.

Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed (2012)

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Considerado por muitos o ápice da franquia, o jogo apresentou veículos que mudavam entre terra, água e ar em tempo real, tornando as corridas imprevisíveis e dinâmicas.

Além disso, trouxe ainda mais personagens e pistas inspiradas na história da Sega.

Team Sonic Racing (2019)

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Dessa vez, o foco voltou a ser apenas no universo Sonic. O diferencial foi a jogabilidade cooperativa: cada corrida era vencida em equipe, com personagens divididos em times como Team Sonic, Team Rose e Team Dark.

Apesar de bonito, foi visto como um retrocesso por abandonar os personagens da Sega e a mecânica de transformação de veículos.

Sonic Racing (2019 – Mobile)

Imagem: Sega

Lançado junto com Team Sonic Racing, essa versão para iOS e Android simplificou a experiência, trazendo corridas rápidas com foco em multiplayer online.

Serviu como complemento do jogo de console, mas sem grande profundidade.

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Sonic Racing: CrossWorlds (2025)

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Previsto para 25 de setembro de 2025, o novo título promete unir o melhor das versões anteriores. Com um elenco vasto de personagens, incluindo os Babylon Rogues e convidados inusitados como Hatsune Miku, Garfield, Pac-Man e Bob Esponja, o jogo vai trazer pistas interdimensionais com portais que conectam múltiplos universos em uma mesma corrida.

CrossWorlds será lançado para praticamente todas as plataformas atuais e tem tudo para ser o jogo de corrida definitivo do Sonic.

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