Cofundador da Rockstar faz comparação entre hype da IA e doença da vaca louca

Um dos cofundadores da Rockstar, Dan Houser, que ficou famoso pelos roteiros de jogos como GTA 5 e Red Dead Redemption 2, não economizou palavras em sua crítica ao entusiasmo em torno da inteligência artificial. Para ele, essa febre tecnológica é comparável a uma “doença da vaca louca”.
Em uma conversa descontraída na Virgin Radio UK, Houser expressou suas preocupações em relação à IA no mundo dos games. Ele acredita que as pessoas que defendem esse tipo de tecnologia como solução para tudo não são as mais criativas ou humanas. Segundo ele, elas estão tentando moldar o futuro da criatividade de um jeito que não faz muito sentido.
Durante a entrevista, ele deu uma opinião bastante intrigante: “Essas pessoas que definem o futuro não têm a criatividade necessária. Estão basicamente dizendo que são melhores em entender a experiência humana do que nós, mas isso não é verdade.”
IAs podem se autodestruir, afirma Dan Houser
E não parou por aí. Houser comentou que já teve a chance de experimentar algumas ferramentas de IA e ficou surpreso com o que elas conseguem fazer. Contudo, ele enfatizou que, apesar de sua utilidade em determinadas tarefas, a IA não é a solução para todos os problemas do mundo. Ele colocou de forma bem clara: “Acho que eventualmente a IA vai acabar ‘comendo a si mesma’. O que acontece é que esses modelos buscam informações na internet, mas a rede está cada vez mais cheia de conteúdo gerado por outros modelos”.
Realmente, isso faz ecoar a famosa doença da vaca louca, onde vacas eram alimentadas com outras vacas. É como se a IA criasse um ciclo vicioso, onde, no fim das contas, as informações se tornam cada vez mais superficiais.
O cofundador da Rockstar também foi firme ao desmentir as promessas de algumas empresas do ramo, que garantem que a tecnologia resolverá todos os problemas possíveis: “Essa visão é bem simplista. É quase como um termo genérico para o futuro da computação. Não está fazendo muito agora, mas há a esperança de que, com muito investimento, possa vir a funcionar de verdade.”
Uma pausa necessária na trajetória
Vale lembrar que Dan Houser saiu da Rockstar em 2020. Ele fez isso após anos intensos de desenvolvimento para GTA 5 e Red Dead Redemption 2, que exigiram muito dele. Esse tempo todo sacrificou um pouco de sua vida pessoal, e ele temia não ter energia para embarcar em outra jornada longa como aquelas.
As reflexões de Houser sobre a IA trazem à tona uma discussão cada vez mais pertinente no cenário atual. É um lembrete de que, enquanto a tecnologia avança, é essencial manter a criatividade, a humanidade e o senso crítico em primeiro plano.


Comentários estão fechados.