PS6 pode ser o único console da próxima geração a cobrar por multiplayer online

Desde a época do PS3, onde o acesso às funções online era gratuito, a transição para o modelo de assinatura do PS Plus para a multiplayer no PS4 gerou algumas controvérsias. A mudança não foi tão badalada, mas sempre teve um espaço de discussão entre os jogadores.
Agora, a conversa pode voltar à tona, especialmente com a notícia de que o próximo Xbox deve eliminar essa barreira de pagamento para jogar online. Isso significa que, ao lançar o PS6, a Sony pode ser a única gigante da nova geração ainda cobrando pelo acesso, por meio do PS Plus Essential.
As informações vieram de um report do Windows Central, que conversou com fontes internas e confirmou que a ideia é que a próxima versão do Xbox não tenha custo para o multiplayer.
Por enquanto, a Sony não comentou sobre como ficará a situação do PS6 em relação ao multiplayer online. Mas, considerando o modelo atual, é improvável que algo mude radicalmente. O PS Plus é necessário para experiências pagas, como os famosos Call of Duty e Battlefield 6, mas jogos gratuitos como Fortnite não exigem a assinatura.
A Nintendo, por sua vez, também cobra pelo acesso ao multiplayer online com seu serviço Nintendo Switch Online, que é necessário para jogos do Switch 2, como Mario Kart World. Porém, com o Switch 2 já em seu ciclo de vida e a expectativa de ser lançado antes do PS6, não deve ser considerado um concorrente direto.
Microsoft está se reposicionando no mercado, focando em seu próximo Xbox como uma espécie de híbrido de PC que poderá integrar várias lojas, como Steam e Epic Games Store, além do Xbox Store. Isso poderia abrir portas para títulos da PlayStation Studios jogáveis em um Xbox.
O que chama atenção é que se a Microsoft insistir na ideia de não ter um pagamento para o multiplayer online, a Sony talvez sinta a necessidade de repensar sua posição. O cenário está mudando, e os jogadores certamente ficarão de olho nas novidades que estão por vir.


Comentários estão fechados.