Cyberpunk 2077 recebe VRR e atualizações para PS5 Pro

A atualização 2.3 de Cyberpunk 2077, que saiu recentemente, trouxe várias melhorias técnicas e uma novidade que tem dado o que falar: o suporte ao VRR (Variable Refresh Rate) nos consoles, incluindo o PlayStation 5 Pro. Essa funcionalidade tem sido vista como um passo importante para a performance do jogo, com a equipe da Digital Foundry comentando que é "o mais próximo que teremos de um patch oficial para o PS5 Pro".

Embora o estúdio polonês já tenha negado anteriormente que faria uma atualização específica para o novo console da Sony, a inclusão do VRR foi uma grata surpresa e promete um aumento significativo no desempenho, especialmente no modo Fidelidade.

Nos testes feitos pelos especialistas Richard Leadbetter e John Linneman, foi revelado que o PS5 Pro agora pode alcançar médias de 80 a 90 quadros por segundo, com picos chegando a 120 FPS em cenas menos exigentes. Isso representa uma evolução notável para os jogadores que buscam mais fluidez nas suas sessões de jogo.

VRR desbloqueia framerate no PS5 Pro, mas ganhos variam conforme o cenário

A liberação do framerate, que antes estava limitado a 60 FPS no modo desempenho, agora permite que o PS5 Pro aproveite melhor seu hardware. Isso resulta em taxas de quadros mais altas. Nos testes realizados, o PS5 Pro teve um desempenho médio até 28,9% superior em comparação ao seu modelo padrão.

Por exemplo, enquanto o PS5 Pro alcançou uma média de 81,03 FPS, o PS5 básico ficou com 62,84 FPS. Em cenas mais exigentes, a diferença diminuiu para apenas 21%, o que mostra que mesmo o hardware avançado tem suas limitações. Os especialistas notaram que ambientes internos, como os de alguns edifícios, se beneficiam mais dessa taxa de quadros melhorada.

Cenários mais abertos e detalhados, como o centro da cidade ou o mercado clandestino do DLC Phantom Liberty, ainda apresentam desafios para manter taxas de quadros acima de 60 FPS. Contudo, com o VRR, as variações de frames se tornam menos perceptíveis, proporcionando uma experiência mais suave.

No modo de qualidade, com o ray tracing ativado, o VRR garante uma elevação na taxa de quadros, subindo de 30 FPS para até 40 FPS, mas essa melhoria é exclusiva do PS5 Pro. O modelo básico, por sua vez, permanece entre 30 e 35 FPS.

VRR no Xbox Series X ainda apresenta inconsistências

A atualização também trouxe o VRR para o Xbox Series X, mas os primeiros testes revelaram que o recurso ainda não funciona adequadamente. Apesar de o console indicar um sinal de VRR, a taxa de atualização fica fixada em 118Hz, como se o recurso estivesse desativado.

O desempenho nesse caso continua o mesmo, com 30 FPS no modo com ray tracing e 60 FPS no modo desempenho, sem grandes alterações.

PS5 base não se beneficia tanto do VRR

Para quem joga no PS5 padrão, a chegada do VRR não traz muitas mudanças. Mesmo no modo desempenho, os quadros continuam em torno de 60 FPS, mantendo uma operação semelhante à que já existia antes da atualização.

No modo RT, a situação também não se modifica muito e continua na faixa de 30 a 35 FPS, dependendo da cena. Por conta disso, mesmo com o VRR, a experiência visual pode parecer um pouco instável, o que torna o bloqueio de framerate a 30 FPS uma opção mais segura para os usuários desse console.

É interessante conferir os vídeos da Digital Foundry, onde eles apresentam comentários e testes mais detalhados. No geral, o VRR é uma adição que, embora varie de console para console, é bem-vinda para todos os jogadores.

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