Final Fantasy 17 terá batalhas por turnos? Ainda não foi decidido

Com o sucesso estrondoso de Clair Obscur: Expedition 33 — um dos jogos mais bem avaliados do ano e com sistema de combate por turnos — muitos fãs (e até investidores) começaram a se perguntar: será que Final Fantasy pode voltar às raízes nos próximos capítulos?
Durante uma entrevista ao site AnimeNewsNetwork, Naoki Yoshida, produtor veterano da Square Enix e responsável por Final Fantasy XVI, comentou sobre o rumo da jogabilidade em FF17 e FF18. E a resposta dele deixou claro que ainda não há uma definição.
“Não queremos limitar os próximos diretores”, diz Yoshida

Questionado diretamente sobre a possibilidade de os próximos títulos se inspirarem no estilo de Clair Obscur, Yoshida explicou que a escolha entre ação ou combate por turnos não deve ser isolada do restante da experiência:
“Turn-based versus ação tende a isolar o foco apenas no sistema de batalha. Isso não leva em conta que tipo de jogo os criadores querem entregar aos jogadores.”
Ele destaca que a decisão está atrelada à qualidade gráfica, narrativa e design de jogo que o estúdio deseja alcançar — e por isso, não faz sentido cravar um estilo agora.
Além disso, Yoshida afirmou que provavelmente não fará parte da equipe de FF17, e que não quer “obstruir ou limitar” os novos diretores e produtores prometendo um estilo de gameplay específico.
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O que esperar de Final Fantasy 17 e 18?
A verdade é que a Square Enix ainda está explorando qual será a melhor direção para a franquia. Embora Final Fantasy XVI tenha apostado em um estilo de ação pura, há uma parte significativa da base de fãs que anseia pela volta do combate estratégico e mais pausado — como nos tempos de FF7, FF9 e FF10.
Por enquanto, o estúdio quer manter todas as possibilidades abertas, respeitando a liberdade criativa dos próximos times de desenvolvimento. Mas com a pressão dos fãs e investidores por uma abordagem mais clássica, não seria nenhuma surpresa ver um retorno triunfal aos turnos no futuro.
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