Ex-Presidente da Sony fala sobre sua saída
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Após 31 anos de dedicação à Sony, onde ajudou a lançar a PlayStation original e foi presidente da SIE Worldwide Studios entre 2008 e 2019, Shuhei Yoshida decidiu deixar a empresa em janeiro deste ano. Sua saída, no entanto, não foi uma decisão fácil.
Em uma entrevista recente, Yoshida compartilhou detalhes sobre como foi conduzido à nova função de liderança da iniciativa de jogos indie, e como essa mudança, que parecia forçada, se tornou uma das mais significativas de sua carreira.
- Shuhei Yoshida: Lenda da PlayStation, deixou a Sony após 31 anos.
- Indie Initiative: Como a iniciativa indie foi decisiva para sua permanência na Sony.
- Objetivo Pessoal: Fazer seu cargo se tornar obsoleto dentro da Sony.
A Iniciativa Indie: Um passo forçado, mas apaixonante
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Yoshida explica que foi convidado a assumir a nova função focada em estreitar os laços com desenvolvedores indie, mas que essa decisão foi quase uma obrigação.
Em suas próprias palavras, ele “não teve escolha” a não ser aceitar o novo papel, pois, caso contrário, teria que deixar a Sony. O executivo revelou que foi uma mudança forçada, mas que ele aceitou com entusiasmo devido à sua paixão pelos jogos indie.
“Quando Jim [Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment] me pediu para assumir a função de trabalhar com indies, a alternativa era sair da empresa”, explicou Yoshida em entrevista ao VentureBeat. No entanto, ele destacou que sua dedicação ao mercado indie o motivou a aceitar a mudança, pois acreditava que poderia fazer algo único por esse setor dentro da PlayStation.
O novo capítulo fora da Sony
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Em janeiro de 2025, Yoshida deixou oficialmente a Sony e, embora tenha deixado seu cargo na gigante japonesa, ele continuou com sua missão de apoiar desenvolvedores indie.
Agora, fora da Sony, ele segue como conselheiro independente, trabalhando com as empresas que ajudou a desenvolver ao longo de sua carreira, algo que ele considera menos uma mudança do que sua transição de líder de jogos first-party para indie.
Yoshida também revelou que seu objetivo sempre foi tornar seu cargo desnecessário dentro da Sony. A ideia era melhorar a relação da empresa com os desenvolvedores indie a ponto de não precisar de uma figura como ele para explicar a importância dessa parceria.
“Quando comecei a função com os indies, meu objetivo pessoal era fazer o meu cargo obsoleto”, disse ele. “Queria que a empresa estivesse tão bem relacionada com os indies que não houvesse mais necessidade de alguém como eu.” E, aparentemente, esse objetivo foi alcançado com sucesso.
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O legado de Yoshida na PlayStation é inegável, e sua transição para o mundo indie simboliza o amadurecimento da indústria de jogos. Agora como conselheiro, ele continua a influenciar o mercado, mas sem a necessidade de ocupar um cargo oficial dentro de uma gigante como a Sony. O futuro dos jogos indie, com sua ajuda, parece mais promissor do que nunca.
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