Concord seria o FUTURO da PlayStation! Entenda

Recentemente, surgiram informações surpreendentes sobre Concord, o que pode ser considerado o maior fracasso financeiro da história da Sony.

De acordo com o jornalista veterano Colin Moriarty, o jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Firewalk Studios, teria custado 400 milhões de dólares para ser produzido. Isso o coloca como o projeto mais caro da história do PlayStation entre os títulos já lançados, superando até grandes sucessos como Marvel’s Spider-Man 2.

O projeto, que internamente foi apelidado de “O Futuro do PlayStation“, tinha uma ambição semelhante a franquias icônicas como Star Wars, mas o resultado final foi desastroso. Segundo Moriarty, a cultura de “positividade tóxica” dentro do estúdio impediu que feedbacks críticos fossem ouvidos, contribuindo para a escalada dos problemas durante o desenvolvimento.

Um investimento sem retorno

Imagem: Reprodução

Antes de ser adquirida pela Sony, a Firewalk Studios já havia gastado aproximadamente 200 milhões de dólares no projeto, com o financiamento sendo parcialmente feito pela Probably Monsters, uma parceira de publicação da PlayStation. Após a aquisição completa da Firewalk pela Sony, a empresa investiu mais 200 milhões de dólares para tentar salvar o jogo.

Apesar dos esforços para polir o jogo, inclusive terceirizando parte do desenvolvimento, Concord foi lançado em um estado “relativamente bem acabado”, mas extremamente incompleto e sem profundidade, segundo relatos de jogadores e insiders da indústria.

O jogo carecia de onboarding para novos jogadores e não tinha um sistema de monetização desenhado, fatores cruciais para o sucesso de um jogo de grande escala nos dias de hoje.

Críticas ao modelo de desenvolvimento

Uma das críticas mais frequentes relacionadas ao desenvolvimento de Concord é sobre a falta de visão clara e planejamento adequado. Mesmo com um orçamento gigantesco, o jogo estava longe de ser o que a Sony prometeu. Moriarty revelou que, até 18 meses antes do lançamento, o jogo estava em um estado caótico, sem elementos fundamentais para a experiência do jogador.

O uso do termo “positividade tóxica” dentro da equipe de desenvolvimento também foi mencionado. Isso significa que qualquer crítica ao jogo era evitada ou ignorada, criando um ambiente em que problemas graves não eram abordados com a seriedade necessária.

A perda de 400 milhões e a repercussão entre os fãs

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O impacto desse fracasso financeiro não passou despercebido pelos fãs e especialistas da indústria. Muitos questionam como um jogo com um orçamento tão alto pôde ser lançado em um estado tão decepcionante. Comparações com títulos como Bloodborne e Spider-Man são inevitáveis, já que esses jogos conseguiram entregar experiências memoráveis com orçamentos significativamente menores.

Além disso, o público questiona as prioridades da Sony. Em um momento em que outras franquias icônicas estão sendo negligenciadas, a aposta em um projeto como Concord, com uma base fraca de desenvolvimento, gerou uma enorme frustração.

Os rumores de que o jogo pode ter sido lançado apenas para “testar águas” para futuros projetos de tiro em primeira pessoa também circulam, mas é difícil acreditar que um investimento de 400 milhões seja feito com tão pouca estratégia.

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Com o lançamento de Concord, a Firewalk Studios e a Sony agora enfrentam grandes desafios para recuperar a confiança do público e lidar com as consequências de um dos maiores fracassos da história recente dos videogames. Embora o jogo tenha tido um lançamento polido, sua falta de substância e de elementos básicos de jogabilidade resultou em uma recepção morna e críticas severas.

O caso de Concord serve como um alerta não apenas para a Sony, mas para toda a indústria de jogos: orçamentos astronômicos e hype descontrolado não garantem o sucesso. É necessário ter uma base sólida de desenvolvimento, escutar o feedback da equipe e dos jogadores, e, acima de tudo, investir em projetos que tenham uma visão clara e uma execução cuidadosa.

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