Como surgiu o gênero Soulslike e a franquia Soulsborne?

Nos últimos anos, poucos gêneros têm causado tanto impacto na indústria dos videogames quanto o Soulslike. Com uma fórmula de gameplay desafiadora e instigante, o gênero estabeleceu tendências que transformaram a maneira como os jogos são concebidos e jogados.

Tudo começou com a franquia produzida pela FromSoftware, que inclui títulos icônicos como Demon’s Souls, a trilogia Dark Souls, Bloodborne, Sekiro, e mais recentemente Elden Ring. Conhecida pelos fãs como Soulsborne, essa franquia redefiniu o que significa enfrentar desafios em um jogo, e sua influência pode ser sentida em inúmeros títulos lançados desde então.

O início de tudo: Hidetaka Miyazaki e a FromSoftware

Imagem: Reprodução

A história do gênero Soulslike começa com Hidetaka Miyazaki, um nome que hoje é sinônimo de inovação e desafio nos videogames. Curiosamente, Miyazaki não começou sua carreira no mundo dos games. Formado em ciências sociais, ele decidiu mudar de rumo aos 29 anos, inspirado pelo jogo Ico.

Em 2004, ele entrou na FromSoftware, uma empresa japonesa já conhecida por suas franquias de RPG e mechas, como King’s Field e Armored Core. Inicialmente trabalhando como planejador, Miyazaki rapidamente se destacou e, em pouco tempo, assumiu o controle de um projeto que estava sendo considerado um fracasso pela empresa: Demon’s Souls.

Demon’s Souls: O início do legado

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Lançado em 2009 como exclusivo para PS3, Demon’s Souls não teve um início promissor. Sua demo foi considerada um desastre na Tokyo Game Show de 2008, principalmente devido à sua alta dificuldade, que pegou os jogadores de surpresa.

Contudo, essa mesma dificuldade, aliada a uma proposta inovadora de gameplay, foi o que eventualmente transformou Demon’s Souls em um clássico cult. O jogo trouxe de volta o desafio dos jogos antigos, onde cada morte era uma lição e cada vitória, uma conquista.

O sistema de multiplayer, inspirado por um momento vivido por Miyazaki em uma colina nevada, introduziu uma nova forma de cooperação entre jogadores que se ajudavam sem se conhecerem.

Dark Souls: Um novo padrão é estabelecido

Imagem: FromSoftware

Com o sucesso de Demon’s Souls, a FromSoftware decidiu expandir a ideia em um novo projeto que não seria limitado por direitos autorais da Sony. Assim nasceu Dark Souls, lançado em 2011. Com uma proposta similar, mas em um novo universo, Dark Souls refinou a fórmula de seu antecessor e se tornou um fenômeno global.

Inspirado por uma variedade de fontes, desde o mangá Berserk até o existencialismo francês, Dark Souls não só consolidou o gênero Soulslike, mas também elevou a FromSoftware ao status de desenvolvedora de ponta.

A expansão do universo: Bloodborne e além

A partir de Dark Souls, o gênero Soulslike começou a ganhar vida própria. Em 2014, Miyazaki voltou a inovar com Bloodborne, exclusivo para PS4, que trouxe um novo universo, desta vez inspirado nas obras de H.P. Lovecraft.

Embora diferente em termos de ambientação, Bloodborne manteve o DNA de Demon’s Souls e Dark Souls, com um gameplay desafiador e uma narrativa densa. A inclusão de Bloodborne na “franquia” levou os fãs a apelidarem esses jogos coletivamente de Soulsborne.

Sekiro e Elden Ring: Inovação e continuidade

Miyazaki continuou a explorar e expandir o gênero com títulos como Sekiro: Shadows Die Twice, que incorporou elementos de jogos de ação e trouxe um novo estilo de combate, mais focado na agilidade e precisão.

O jogo foi tão bem recebido que ganhou o prêmio de Jogo do Ano em 2019. Mais recentemente, Elden Ring levou o gênero Soulslike a novos patamares ao introduzir um mundo aberto, permitindo uma exploração mais livre e imersiva.

O legado do gênero Soulslike

Imagem: Team Ninja

A influência do gênero Soulslike se estendeu para além dos jogos da FromSoftware. Títulos como Nioh, Lords of the Fallen, e Star Wars: Jedi Fallen Order adotaram elementos dessa fórmula, enquanto outros jogos, como The Witcher 3 e God of War (2018), incorporaram aspectos de sua gameplay.

A FromSoftware também não abandonou suas raízes, lançando remasterizações de Dark Souls e um remake de Demon’s Souls para a nova geração de consoles.

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A saga Soulsborne e o gênero Soulslike que ela originou são marcos na história dos videogames. O legado de Hidetaka Miyazaki e da FromSoftware é um testemunho do poder de inovar e desafiar convenções, criando experiências que marcam os jogadores de maneira profunda.

Com o sucesso contínuo de jogos como Elden Ring, o futuro do gênero parece tão promissor quanto seu passado. Resta agora aguardar os próximos capítulos dessa jornada épica.

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