Wuchang: Fallen Feathers tem boa ambientação, mas peca no ritmo

Confesso que desde os primeiros trailers de Wuchang: Fallen Feathers, o jogo me chamou a atenção. Os cenários são de encher os olhos, e a mistura de jogabilidade hack ‘n slash com a pegada soulslike parecia perfeita para uma experiência de jogar acima da média.
Mas, infelizmente, minha expectativa não foi atendida em vários aspectos. A ambientação realmente impressiona, mas há alguns detalhes gráficos que podem deixar a desejar. O sistema de combate está presente, mas a resposta aos comandos poderia ser mais ágil. E, claro, não se esqueça: a parte soulslike do jogo vai fazer com que você morra muitas vezes, e vai ter que refazer certas fases repetidas vezes antes de encontrar um save point. E, para ser sincero, as mortes nem sempre parecem justas – o que é uma característica bem comum em soulslikes.
De volta à China ancestral
A história de Wuchang: Fallen Feathers se passa na China durante a dinastia Ming, entre 1368 e 1644. A região está devastada por uma doença misteriosa e cercada de bandidos e criaturas de várias espécies. A protagonista, Wuchang, acorda sem memória e descobre que foi atingida por uma doença chamada Plumagem. O cenário não é nada bom: com o tempo, penas começam a surgir em seu corpo e a loucura toma conta da sua mente, levando-a a se transformar em um pássaro devorador de carne humana.
Mas, felizmente, Wuchang parece ter uma sorte diferente. Os sintomas não a afetam da mesma forma. Além disso, ela ainda ganha alguns poderes especiais que a ajudam a enfrentar o caos a sua volta.
Um soulslike como outros
O jogo já dá o recado logo de cara. No início, você se depara com um simples guarda de portão que deixa claro que você não está pronto para enfrentá-lo. A lição aqui é que não é sobre derrotar todos os inimigos, mas seguir em frente no jogo.
A estrutura típica de RPG está lá. Você acumula pontos de experiência que ajudam a melhorar suas habilidades. Durante a jornada, colete itens para aumentar sua recuperação, e ajuste seu poder de ataque. E, claro, há recompensas por evitar golpes e realizar acertos precisos. Assim, enfrentar os inimigos faz você evoluir, mas também é possível evitá-los, especialmente quando estão em grupo.
As primeiras horas de Wuchang: Fallen Feathers impressionam pela beleza dos cenários. Os ambientes são amplos, rodeados de vegetação densa, criando um contraste visual realmente interessante. Porém, as texturas em alguns pontos deixam a desejar. Isso é especialmente notável na versão do PS5 Pro, mas na versão para PC, que eu joguei, o problema é menos perceptível em resoluções mais altas. Não chega a ser algo extremamente incômodo, mas é um alerta para quem espera gráficos mais refinados.
Pontos de alerta: inimigos e chefes esquecíveis
Algumas coisas me incomodaram durante o jogo. Diferente de títulos como Elden Ring, onde os inimigos são memoráveis e têm características únicas, em Wuchang você se depara frequentementes com inimigos genéricos: orcs, camponeses, soldados, e zumbis aparecem sem muito contexto.
Os chefes não são muito melhores; eles parecem apenas inimigos comuns com mais vida. E o que é mais frustrante: não há um contexto claro que explique as motivações deles. As dicas encontradas pelo caminho são muitas vezes confusas e enigmáticas demais.
Isso acaba fazendo você sentir uma repetição nas mecânicas conforme avança. A impressão que fica é que os desafios são mais sobre testar suas habilidades de combate do que realmente avançar na história. Assim, a experiência pode se tornar monótona.
Desbalanceamento de inimigos frustra
Estamos em um soulslike, então é de se esperar morrer várias vezes. Porém, senti que o alinhamento de dificuldade estava desequilibrado. No começo, você precisa enfrentar quatro inimigos que, isoladamente, são fracos, mas juntos, tornam-se um desafio considerável. Em contrapartida, ao derrotar um chefe logo em seguida com poucos ataques, outros inimigos aleatórios, como uma aranha mística, podem te eliminar com um único golpe. Isso gera frustração e a sensação de que a fase de ensino se torna mais difícil que o confronto com o chefe.
Combate poderia ser mais ágil
O que mais me incomodou em Wuchang: Fallen Feathers foi o ritmo do combate. É verdade que o jogo oferece uma boa variedade de armas e uma gama interessante de movimentos. As cenas de desmembramento são cativantes. O que frustra, porém, é a falta de rapidez nas respostas dos comandos. Executar um combo não é tão fácil assim: os inimigos conseguem reagir antes mesmo que você complete um ataque.
Mesmo depois de progredir no jogo, o problema persiste. Lutando contra vários oponentes ao mesmo tempo, você precisa se adaptar estratégias para minimizar os danos sofridos. No entanto, levar um golpe ou usar um item resulta em um atraso que se torna um grande desafio.
Wuchang: Fallen Feathers vale a pena?
Wuchang: Fallen Feathers já estará disponível no Game Pass assim que for lançado. Se você é fã do gênero, vale a pena dar uma conferida. Para aqueles que não são assinantes e estão pensando em comprar para PC (Steam) ou PlayStation 5, é importante lembrar que este tipo de jogo não é para todos. Se você não curte desafios elevados ou a pegada soulslike, é melhor refletir antes de adquirir.
De forma geral, me diverti bastante com o game. A campanha principal tem uma estimativa de 40 horas, mas você pode facilmente passar de 60 horas com os desafios e replays pelo caminho. Embora tenha suas falhas, especialmente na jogabilidade, o jogo entrega experiências interessantes. A história poderia ter sido mais aprofundada, e após algumas horas, a repetição das atividades pode acabar incomodando.
Wuchang: Fallen Feathers é promissor e traz uma proposta interessante, mas fica a sensação de que poderia ser ainda melhor com um pouco mais de cuidado. No final, pode deixar uma impressão de que foi apenas “ok”, sem algo marcante que fique para a memória. A régua está alta!
Prós:
- Ambientação bonita e cenários deslumbrantes
- Sistema de evolução de habilidades que é bem satisfatório
- Variedade de itens e boas inovações com feitiços
- Durabilidade da história, que é longa comparada a outros jogos atuais
Contras:
- Qualidade das texturas que deixa a desejar
- Recuperação de golpes e uso de itens são lentos
- Chefes e inimigos genéricos e desbalanceados
- Lore da história e suas motivações são superficiais
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