Viabilidade financeira é crucial, diz estúdio sobre jogos retro no PS Plus

Desde que as novas categorias do PS Plus foram lançadas, a variedade de jogos retro disponíveis no PS5 e PS4 deu um salto significativo. No entanto, muitos ainda acham que poderia ser melhor. Neste ano, os assinantes do PS Plus Premium receberam apenas um novo título por mês em várias ocasiões, levando muitos a se perguntarem por que isso não acontece com mais frequência.

Para entender melhor a situação, Bill Litshauer, da estúdio de emulação Implicit Conversions, conversou com o canal do YouTube Mystic e explicou as dificuldades de trazer os joguinhos clássicos do PS1 e PS2 para os consoles modernos. O principal fator a ser considerado é a viabilidade financeira. Litshauer destaca que é preciso avaliar o interesse do público em diversas fontes, como Reddit, YouTube e redes sociais. A partir dessas informações, a equipe compara com tendências de vendas do passado para estimar o sucesso potencial de um jogo.

Mas isso é só o começo. Mesmo que um título pareça promissor, ainda é necessário conseguir a aprovação do publisher e resolver questões legais. Às vezes, o responsável pelos direitos do jogo pode ter falecido, ou podem surgir problemas relacionados a conteúdos ou licenças.

Outro fator importante é o preço de revenda dos jogos retro. Litshauer aponta que essas reedições geralmente não são vendidas a preços altos, o que pode dificultar o retorno financeiro. Infelizmente, ele não pode entrar em muitos detalhes sobre como sua empresa trabalha com a Sony, devido a acordos de confidencialidade.

Uma abordagem comum para trazer esses jogos de volta é através de um programa de compartilhamento de receita, onde o publisher e o desenvolvedor dividem a renda até que os custos do desenvolvimento estejam cobertos. Contudo, para algumas editoras, esse valor é irrisório. Litshauer lembrou de uma reunião com um executivo de alto escalão que revelou que a empresa dele fatura cerca de 3 bilhões por ano. Para eles, os lucros modestos das reedições retro simplesmente não fazem diferença.

Apesar dessas frustrações, é um momento interessante para os jogos clássicos. Temos visto um aumento na ressurreição de títulos mais antigos. Embora muitos queiram que esse processo aconteça mais rápido, parece que o mercado está começando a amadurecer. Com grupos como a Implicit Conversions surgindo, temos a esperança de que mais jogos retro sejam lançados ao longo do tempo.

A expectativa é que mais editoras se unam a esses programas. Esses jogos podem não gerar grandes lucros, mas sempre há valor em tornar títulos clássicos mais acessíveis para que todos possam desfrutar.

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