Ubisoft vai encerrar XDefiant e fechar estúdios! Entenda
A Ubisoft confirmou que encerrará o suporte para XDefiant em junho de 2025. A decisão vem após números insatisfatórios de jogadores e baixa receita, tornando o projeto inviável.
Segundo fontes internas, a empresa realizará cortes significativos em suas operações, incluindo o fechamento de seus estúdios em San Francisco e Osaka, impactando 277 funcionários. Uma equipe reduzida continuará gerenciando o jogo até sua desativação completa, enquanto detalhes sobre reembolsos de compras serão comunicados posteriormente.
O pronunciamento
A confirmação do encerramento de XDefiant foi feita por Mark Rubin, produtor executivo do jogo. Abaixo o pronunciamento dele, postado no X:
Olá, fãs de XDefiant,
Infelizmente, estou aqui hoje para anunciar que o XDefiant será encerrado.
A partir de hoje (3 de dezembro de 2024), novos downloads e registros de jogadores não estarão mais disponíveis. No entanto, ainda lançaremos nosso conteúdo da Temporada 3 em breve (data exata a ser definida), e os servidores permanecerão ativos até 3 de junho de 2025.
Para aqueles que compraram o Ultimate Founder’s Pack, vocês receberão um reembolso completo. Jogadores que realizaram compras nos últimos 30 dias também serão totalmente reembolsados. Os reembolsos devem ocorrer automaticamente dentro de 8 semanas a partir de hoje, e mais detalhes podem ser encontrados em nosso site oficial: XDefiant.com.
Há alguns anos, a Ubisoft e a equipe de desenvolvimento de SF embarcaram em uma aventura ousada para desenvolver um novo shooter arcade chamado XDefiant. Desde o início, foi um desafio incrível. Não apenas tentamos revolucionar o gênero ao remover o matchmaking baseado em habilidade (SBMM) e trazer de volta uma experiência arcade “old-school”, mas também nos aventuramos no arriscado e recompensador mundo dos jogos free-to-play. Por isso, quero aplaudir não apenas a equipe de desenvolvimento, mas também a liderança da Ubisoft por terem dado esse passo ousado!
Free-to-play, em particular, é uma jornada longa. Muitos jogos desse modelo levam muito tempo para encontrar seu espaço e se tornarem lucrativos. É uma jornada longa que a Ubisoft e as equipes envolvidas no jogo estavam dispostas a trilhar até muito recentemente. Infelizmente, o percurso tornou-se inviável para continuar.
Estou, é claro, de coração partido por ter que escrever este comunicado. Sim, este jogo tem sido uma paixão pessoal minha por anos, e sim, sei que nem todos os desafios levam à vitória. Mas também quero reconhecer todos os desenvolvedores impactados por este encerramento. Cada um deles é uma pessoa real, com uma vida própria, e todos colocaram muita paixão em criar este jogo. Espero que eles possam se orgulhar do que alcançaram. Sei que sempre terei orgulho e gratidão por ter trabalhado com uma equipe tão incrível! Uma equipe que realmente superou expectativas.
O que eles alcançaram é verdadeiramente notável. A resposta inicial dos jogadores quando o XDefiant foi lançado foi incrível—quebramos recordes internos como o jogo que mais rapidamente atingiu 5 milhões de usuários e, no fim, tivemos mais de 15 milhões de jogadores! Isso é algo de que se orgulhar muito, especialmente considerando o quão competitivo é este gênero. Portanto, obrigado a todos os desenvolvedores que colocaram sua paixão em criar este jogo!
Se há algo que espero que todos possamos levar desta experiência, é a importância da comunicação aberta e honesta entre desenvolvedores e jogadores. Essa mentalidade de “priorizar o jogador”, junto com conversas respeitosas e não-tóxicas entre desenvolvedores e a comunidade, foi uma das diferenças marcantes que tornaram o XDefiant tão especial. Desde meu primeiro comunicado sobre o XDefiant, essa era a visão que eu queria promover, e espero que deixe uma marca positiva em como a indústria de jogos trata seus jogadores e comunidades.
Aos nossos jogadores, OBRIGADO! Do fundo do meu coração, quero expressar minha mais profunda gratidão pela incrível comunidade que cresceu em torno do XDefiant. Sua paixão, criatividade e dedicação nos inspiraram a cada passo do caminho.
Com o mais profundo amor e respeito,
MarkMark Rubin, produtor executivo de XDefiant
Um projeto com altos e baixos
XDefiant começou com promessas ambiciosas, mas enfrentou desafios logo após o lançamento da Temporada 1. Embora tenha apresentado números iniciais promissores, a falta de engajamento dos jogadores e o descontentamento com o modelo de monetização impactaram seu desempenho.
Em agosto de 2024, relatos já indicavam que o jogo estava “com os dias contados”. Fontes internas do portal Insider Gaming apontaram a cultura de trabalho tóxica e a liderança ineficaz como fatores que contribuíram para os problemas do projeto.
O impacto nos estúdios da Ubisoft
O encerramento de XDefiant reflete a reestruturação mais ampla da Ubisoft. Os estúdios em San Francisco e Osaka serão fechados, com demissões já ocorrendo e uma nova onda prevista para fevereiro de 2025.
Esses cortes representam uma tentativa da Ubisoft de ajustar suas operações diante de desafios na indústria e das dificuldades enfrentadas por alguns de seus projetos recentes.
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O encerramento de XDefiant e o fechamento de estúdios em San Francisco e Osaka marcam um momento difícil para a Ubisoft. Apesar das dificuldades, a empresa busca reestruturar suas operações e aprender com os desafios enfrentados nesse projeto.
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