Ubisoft defende que microtransações aumentam a diversão nos games

Embora muitos jogadores vejam as microtransações como um problema em jogos, a Ubisoft tem uma visão bem diferente. Recentemente, a empresa revelou em um relatório fiscal que acredita que essas opções podem, na verdade, aumentar a diversão — desde que sejam opcionais.
A Ubisoft ressaltou que sua intenção é manter uma monetização que respeite a experiência dos jogadores e que seja sustentável a longo prazo. Para isso, a ideia é oferecer apenas itens cosméticos ou que tenham um impacto secundário nos jogos, evitando qualquer interferência na jogabilidade principal.
Entre as microtransações mencionadas, a companhia citou os chamados “aceleradores”, que ajudam os jogadores a ganhar experiência mais rapidamente ou a simplificar certas tarefas. A desenvolvedora afirma que a regra é clara: “nossos jogos Premium devem ser totalmente aproveitados sem que o jogador precise gastar mais”.
Ubisoft e as críticas dos jogadores
A empresa defende que sua abordagem positiva em relação às microtransações melhora a experiência ao permitir que os jogadores personalizem seus avatares ou avancem mais rapidamente. No entanto, esse entendimento parece ignorar as razões pelas quais muitos gamers não veem as microtransações com bons olhos.
Seguindo a tendência de outras empresas, a Ubisoft tem lançado conteúdos pagos até mesmo em jogos que já são considerados Premium. Essa prática pode frustrar os jogadores, que já gastaram um bom valor na compra e agora se deparam com a necessidade de gastar mais para desbloquear itens que, no passado, seriam liberados através do jogo.
Isso deixa a dúvida: quem realmente acha que é mais divertido ter que pagar por uma roupa ou arma especial, sendo que em títulos antigos, esses itens eram conquistados pelo próprio gameplay? No final das contas, o que a Ubisoft apresenta em seu relatório faz mais sentido quando se pensa que é voltado para acionistas, que geralmente apoiam estratégias que ampliem os lucros.
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