The Last of Us – 9 diferenças entre a 2ª temporada e o jogo

A segunda temporada de The Last of Us chegou ao fim com um episódio repleto de emoção, tensão e… mudanças. Ao adaptar a história de The Last of Us Part II, a HBO optou por reestruturar cenas, inserir novos elementos e suavizar alguns momentos mais controversos do game — tudo isso sem perder o peso dramático que define a obra.
Abaixo, listamos as 9 maiores mudanças feitas pela série no episódio final da temporada.
Ellie não vai direto ao aquário por causa de Tommy

No jogo, Ellie e Jesse acreditam que Tommy está indo para o aquário e decidem seguir até lá. Já na série, eles montam um plano diferente.
Eles esperam Tommy em uma biblioteca e só vão em direção ao aquário após Ellie relembrar algo que ouviu de Nora. Essa alteração muda a motivação de Ellie e reforça seu impulso pessoal de vingança.
Shimmer continua viva na série

Diferente do jogo, onde a égua Shimmer morre em uma emboscada, na série ela é apenas escondida em um local seguro.
Mais tarde, Jesse a encontra, o que ajuda o grupo a localizar o teatro. É uma mudança sutil, mas que adiciona uma conexão emocional entre os personagens e o animal.
Jesse descobre a gravidez de Dina de forma diferente

Na série, Jesse suspeita que Dina está grávida após ela recusar álcool antes de um curativo. Essa cena, criada exclusivamente para o episódio, dá uma camada mais íntima e humana à descoberta.
Já no jogo, a suspeita surge por sintomas físicos. Por conta de enjoos, entre outras características típicas de mulheres grávidas.
Cena inédita mostra Isaac e prepara terreno para a história de Abby

A série aproveita a liberdade de não seguir apenas a perspectiva de Ellie e apresenta uma conversa entre Isaac e outro soldado da WLF.
Ele prevê sua morte iminente e fala sobre a importância de Abby, tecendo pontes para o que vem na terceira temporada.
Jornada de Ellie até o aquário é bem mais curta

No jogo, a ida até o aquário é longa, cheia de confrontos e puzzles.
Na série, Ellie chega muito mais rápido, com uma parada inesperada: uma ilha Seraphita.
Ellie é capturada pelos Serafitas — algo que não acontece no jogo

Durante a travessia até o aquário, Ellie é levada por uma tempestade até a ilha dos Serafitas, onde quase é executada.
No entanto, é poupada quando os invasores da WLF chegam. Essa cena não existe no jogo e serve como preparação direta para a jornada de Abby na próxima temporada.
Ellie mata Mel de forma acidental, e não proposital

No jogo, Ellie mata Mel com uma facada, após um confronto direto. Na série, a morte de Mel ocorre de forma acidental, com um disparo no pescoço durante o caos.
A série ainda inclui um momento extra em que Mel tenta guiar Ellie em um parto de emergência — humanizando ainda mais a situação.
Tiro no final da cena do teatro gera mistério

Na série, o episódio termina com Abby apontando a arma para Ellie e um disparo é ouvido, antes do corte para a perspectiva de Abby no “Dia Um”.
No jogo, esse tiro ocorre apenas depois, com Tommy atacando Abby. A adição do tiro na série gera suspense e reinterpreta a tensão do momento.
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Flashbacks da Abby foram cortados — por enquanto

Enquanto o jogo mostra uma série de lembranças da infância de Abby e a morte de seu pai antes de ir para o “Dia Um”, a série corta direto para esse ponto da história.
Provavelmente, esses flashbacks serão usados no início da próxima temporada, como forma de aprofundar a personagem.
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