The First Descendant utiliza influenciadores de IA em vídeos

Recentemente, a Nexon decidiu dar uma sacudida na promoção da Temporada 3 de The First Descendant usando uma estratégia que gerou controvérsias. Muitos jogadores perceberam que a empresa recorreu à inteligência artificial (IA) para criar influenciadores fictícios em seus anúncios. Essa abordagem tem gerado uma onda de críticas e questionamentos.
O destaque vai para o fato de que esses influenciadores não apenas têm rostos que se assemelham a pessoas reais, mas também se expressam de maneira bem mecânica. O resultado? Trechos que deveriam ser envolventes se tornaram falas robóticas e descaracterizadas, distantes do que esperaríamos de uma comunicação humana.
Para piorar a situação, alguns anúncios parecem usar deepfakes de criadores de conteúdo reais, como DanielTheDemon, que foi surpreendido com a utilização de sua imagem e voz de forma alterada para aparentar que ele estava empolgado jogando o título. No seu canal no TikTok, ele deixou claro que não tinha qualquer relação com a Nexon, afirmando: “Eles roubaram meu rosto e reações de meus vídeos mais virais. Eu não consenti em ter minha aparência usada."
Criadora de The First Descendant responde às críticas
Em resposta ao tumulto, a Nexon se pronunciou em uma postagem no X, pedindo desculpas pela confusão. Ela explicou que essa estratégia fazia parte de um Desafio Criativo lançado na plataforma TikTok. A ideia era permitir que criadores de conteúdo compartilhasssem suas impressões e que isso fosse disseminado em canais oficiais da empresa.
A Nexon destacou que todos os vídeos submetidos passaram por um filtro do TikTok para evitar violações de direitos autorais antes da sua aprovação como material de divulgação. No entanto, ao que parece, essa verificação foi feita apenas pelos algoritmos do site, sem análise humana posterior.
Além de aparecerem nos perfis oficiais do jogo, os vídeos selecionados também teriam a possibilidade de gerar monetização para os criadores. A falta de um olhar crítico por trás dessa seleção chamou a atenção e levantou questões sobre o comprometimento das empresas com a ética.
A situação talvez reflita uma confiança exagerada nos sistemas de verificação do TikTok, o que pode deixar uma péssima impressão sobre todos os envolvidos. Lançado em junho de 2024, The First Descendant é um jogo de tiro em terceira pessoa que tem dado o que falar, principalmente por suas microtransações e os trajes chamativos de seus personagens, especialmente as mulheres.
Comentários estão fechados.