Starfield – Versão de PlayStation estava SIM em desenvolvimento

Starfield, o ambicioso RPG espacial desenvolvido pela Bethesda Game Studios, teve uma trajetória de desenvolvimento que reflete grandes mudanças no panorama dos jogos eletrônicos. Inicialmente planejado como um lançamento multiplataforma, o jogo sofreu uma guinada significativa em sua direção após a aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft em 2021.

Desenvolvimento em diversas plataformas

Antes da aquisição pela Microsoft, a Bethesda trabalhou no desenvolvimento de Starfield para PC, Xbox e PlayStation 5. Este trabalho incluiu um esforço de quatro anos pela equipe da Bethesda Game Studios Montreal, que, conforme revelado pelo usuário Timur222 em descobertas via perfis do LinkedIn, incluiu um trabalho substancial na versão para PS5.

O artista 3D Jason Tonks foi uma das figuras chave neste período, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do jogo nas três plataformas.

Mudança para exclusividade Xbox

Com a formalização da aquisição da ZeniMax pela Microsoft, Starfield foi reconfigurado como um exclusivo para as plataformas Xbox Series S|X e PC. Esta mudança reflete a estratégia da Microsoft de fortalecer seu ecossistema de jogos, incentivando a adesão ao Xbox Game Pass e promovendo suas próprias plataformas de hardware.

Leia mais:

O caso de Starfield ilustra não apenas a dinâmica de desenvolvimento de jogos em um ambiente corporativo em mudança, mas também as complexas decisões estratégicas que podem afetar significativamente a disponibilidade e a experiência dos jogos para uma ampla base de consumidores.

Comentários estão fechados.