Square Enix remove Denuvo de Visions of Mana

A espera acabou! Se você hesitou em jogar Visions of Mana por causa do Denuvo, agora não há mais desculpas. A Square Enix acaba de remover a controversa tecnologia de proteção contra pirataria do seu mais novo JRPG, e essa decisão pode mudar a experiência de quem joga no PC. Mas por que isso é importante?
Square Enix segue tendência e remove Denuvo do jogo
Desde o lançamento em agosto de 2024, Visions of Mana carregava consigo um peso extra: o Denuvo. Essa tecnologia é amplamente criticada por sua possível influência negativa no desempenho dos jogos, causando problemas como tempos de carregamento mais longos e consumo excessivo de recursos do processador. Agora, cerca de seis meses depois, a Square Enix decidiu que era hora de seguir em frente e remover a proteção.
A empresa não é novata nessa estratégia. Diversos títulos da SE já passaram pelo mesmo ciclo: The DioField Chronicle, VALKYRIE ELYSIUM, TRIANGLE STRATEGY, Forspoken e LIVE A LIVE são apenas alguns exemplos de jogos que receberam a “libertação” do Denuvo após um tempo no mercado. Isso levanta uma questão interessante: por que usá-lo apenas temporariamente?
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Proteção contra pirataria ou barreira para os jogadores?

O Denuvo é um software anti-tamper projetado para dificultar a pirataria, especialmente nos primeiros meses após o lançamento de um jogo. Durante esse período, as vendas costumam ser mais altas, e garantir que apenas compradores legítimos tenham acesso ao conteúdo parece ser a lógica por trás da decisão de implementá-lo.
No entanto, há um problema: a tecnologia já foi acusada de prejudicar a performance de diversos títulos, gerando uma onda de críticas entre os jogadores. O histórico da Square Enix mostra que a empresa usa o Denuvo como uma barreira temporária, removendo-o assim que ele perde sua utilidade prática.
O que muda para quem joga no PC?
Agora que o Denuvo foi removido, a expectativa é que Visions of Mana rode de forma mais eficiente, especialmente em máquinas menos potentes. Tempos de carregamento reduzidos, melhor uso da CPU e uma experiência mais fluida são benefícios esperados. Claro, o impacto pode variar dependendo do hardware de cada jogador, mas a remoção dessa tecnologia sempre gera um alívio para a comunidade.
Além disso, esse movimento da Square Enix com Visions of Mana pode influenciar outras empresas a adotarem a mesma estratégia. Nos últimos anos, várias desenvolvedoras removeram o Denuvo de seus jogos, incluindo títulos como Lies of P, Ghostwire: Tokyo, Tekken 7 e Mortal Kombat 11. Parece que, aos poucos, a indústria está reconhecendo que há um limite para o uso dessas proteções.
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