Shenmue – Versão original de Saturn é lançada (mais ou menos)

Shenmue: Back in Yokosuka é o nome da mais nova pérola lançada por fãs, desta vez para celebrar os 30 anos do Sega Saturn. O projeto, criado por Frogbull, resgata o charme dos anos 90 ao colocar os jogadores no controle de uma versão chibi de Ryo Hazuki em um mapa isométrico de Yokosuka, recheado de referências à Sega e à cultura gamer da época.

Longe de ser um remake 1:1 do clássico lançado originalmente para Dreamcast, o fan game aposta em um estilo visual único e em experiências nostálgicas. É possível, por exemplo, visitar o fliperama para jogar títulos clássicos como Wonder Boy, Space Harrier, Shinobi e After Burner, ou até correr com empilhadeiras no icônico porto.
O Shenmue que quase existiu
O mais curioso é que Back in Yokosuka carrega um toque histórico importante. Em 1996, Yu Suzuki e a equipe da AM2 chegaram a prototipar Shenmue no Sega Saturn, antes de migrar o desenvolvimento para o Dreamcast. O projeto nasceu como The Old Man and the Peach Tree, uma espécie de RPG de Virtua Fighter, e só depois se transformaria na épica saga de vingança que conquistou o mundo.
Apesar de nunca ter sido lançado para o Saturn, uma breve amostra técnica foi incluída como bônus em Shenmue II. Agora, quase 30 anos depois, Frogbull resgata essa ideia com uma versão funcional que roda no próprio console — ainda que limitada a áreas específicas como o fliperama e os docks.
Leia mais:
- Shenmue tá de volta! Só que feito por fãs
- Shenmue 4 – Ainda vai rolar? Criador fala sobre o jogo!
- Shenmue é o game MAIS INFLUENTE da história, segundo o BAFTA
- Shenmue 4 – Fãs PAGARAM por um anúncio do jogo na TIMES SQUARE
Referências que aquecem o coração
O fan game está recheado de participações especiais que homenageiam o legado da Sega Saturn. Personagens como Segata Sanshiro, o lendário mascote japonês da marca, e Sakura Shinguji, da série Sakura Wars, surgem ao longo da aventura, adicionando ainda mais charme à experiência. É um presente feito por fãs, para fãs — e com respeito à história da Sega.
Mesmo não sendo um jogo completo, Shenmue: Back in Yokosuka mostra o que poderia ter sido e reforça o carinho que a comunidade mantém por essa franquia. Uma verdadeira cápsula do tempo que mistura paixão, nostalgia e criatividade.
Comentários estão fechados.