Seria POR ISSO que Assassin’s Creed Shadows foi adiado?

A Ubisoft surpreendeu o público recentemente ao anunciar o adiamento de Assassin’s Creed Shadows, que estava originalmente previsto para novembro de 2024. Agora, o jogo será lançado em 14 de fevereiro de 2025.

Embora a notícia tenha sido um choque para muitos, internamente o adiamento já era esperado, especialmente após o lançamento de Star Wars Outlaws, que não teve o desempenho comercial esperado.

Em um memorando interno, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, abordou o motivo do adiamento e os problemas enfrentados com Star Wars Outlaws. Segundo Guillemot, as vendas de Outlaws foram “mais fracas do que o esperado”, com o jogo recebendo uma nota de 76 no Metacritic e uma avaliação ainda mais baixa dos usuários, com 5.4 de 10.

Memorando do Yves Guillemot

Segue abaixo o memorando de Yves Guillemot, obtido pelo portal Insider Gaming:

Prezados,

Acabamos de emitir um comunicado de imprensa anunciando nossas metas financeiras revisadas para o ano fiscal atual.

Primeiramente, as vendas iniciais de Star Wars Outlaws foram mais fracas do que o esperado, apesar das boas avaliações dos jogadores que reconheceram a fiel transcrição da essência e riqueza da trilogia original do jogo: 76 no Metacritic, 3,85/5 na PS Store, ~4/5 no Xbox e 4,4/5 na Epic. Embora os jogadores elogiem o nível de detalhe e a beleza dos gráficos, a eficácia do sistema de reputação e personagens cativantes como Nix, alguns também apontaram áreas que precisam de melhorias. As equipes de desenvolvimento já estão trabalhando arduamente nisso, focando em questões de salvamento, mecânicas de furtividade, mais pontos de verificação em missões e melhor IA dos NPCs. Estou confiante de que essas atualizações melhorarão significativamente a experiência do jogador, permitindo que o jogo cumpra sua promessa e faça de Star Wars Outlaws um jogo indispensável e de vendas a longo prazo. Paralelamente, as equipes de Publicação e desenvolvedores estão colaborando de perto para aumentar o engajamento com o jogo e impulsionar a aquisição de jogadores durante a Black Friday e a temporada de festas.

No mercado ultracompetitivo de hoje, os jogadores esperam experiências extraordinárias e jogos altamente polidos já no primeiro dia. Precisamos continuar melhorando no refinamento de nossos jogos e na entrega de uma jogabilidade excepcional. Isso é o que permitirá à Ubisoft voltar a criar os melhores jogos da indústria.

Consequentemente, decidimos adiar o lançamento de Assassin’s Creed Shadows para 14 de fevereiro de 2025. O jogo já está jogável e de alta qualidade, com todos os recursos que a equipe queria integrar nesta experiência ambiciosa. Essa decisão incomum, em um estágio tão avançado, é motivada pelo nosso desejo de oferecer uma experiência ideal desde o lançamento em todas as plataformas e várias configurações de PC, além de eliminar pequenos atritos que normalmente eram corrigidos em atualizações pós-lançamento. Também utilizaremos o tempo extra para complementar a experiência com algumas missões secundárias de alto impacto, que proporcionarão momentos ainda mais memoráveis.

Além disso, como resultado de ouvirmos o feedback dos jogadores sobre outros tópicos, nossos novos lançamentos, começando com Assassin’s Creed Shadows, estarão novamente disponíveis na Steam no dia do lançamento, além de estarem disponíveis nas lojas das plataformas, Epic e Ubisoft. Também estamos repensando nosso modelo de Passe de Temporada para os próximos jogos. No caso de Assassin’s Creed Shadows, todos os jogadores terão acesso ao jogo ao mesmo tempo, e aqueles que fizerem a pré-compra receberão a primeira expansão gratuitamente.

Além das ações importantes de curto prazo que destaquei acima, a alta gestão da empresa se concentrará em acelerar a melhoria de nossas práticas e processos de produção, comunicação e publicação em estreita colaboração com todas as equipes, com o objetivo de colocar os jogadores no centro de todas as nossas decisões. Manteremos vocês regularmente atualizados sobre o progresso que estamos fazendo.

Por fim, gostaria de abordar a recente cobertura polarizada sobre nossas escolhas criativas. Somos uma empresa de entretenimento. Nosso objetivo não é apoiar nenhuma agenda específica. Nossa missão sempre foi entreter os jogadores e enriquecer suas vidas com experiências originais e memoráveis, que ressoem com um público global.

Esse revés não deve nos desanimar, mas servir como uma experiência de aprendizado e nos motivar a agir com ainda mais rapidez. Mais do que nunca, vamos continuar acreditando na nossa capacidade de dar a volta por cima, enfrentando os desafios com lucidez e determinação. Gostaria de agradecer pelo seu compromisso e reiterar minha confiança em nossa capacidade coletiva de surpreender e atender às expectativas de um número crescente de jogadores apaixonados a longo prazo.

Yves Guillemot, CEO da Ubisoft

Nos baseando no que está sendo dito nesse memorando, é possível que a Ubisoft esteja adotando um novo posicionamento, que vise se afastar das alegações de que eles estão aderindo a algum tipo de agenda. Além disso, parece que eles estão reavaliando suas estratégias, buscando reverter a imagem ruim que eles adquiriram para com o público dos últimos anos.

E isso deve afetar, principalmente, os métodos de venda dos jogos e suas DLCs. Mas o que pode estar sendo afetado nesse momento é, justamente, o Assassin’s Creed Shadows.

Por que Assassin’s Creed Shadows foi adiado?

YouTube player

O atraso de Assassin’s Creed Shadows pode se dever a diversos fatores, entre eles a necessidade de polimento no jogo e as preocupações da comunidade japonesa sobre a precisão cultural e histórica. Desde os primeiros testes externos, várias questões foram levantadas, levando a Ubisoft a revisar partes da narrativa de Yasuke, o protagonista, e ajustar detalhes arquitetônicos e culturais.

Além disso, problemas de bugs e mecânicas de jogabilidade que ainda precisam ser refinados foram citados. Embora alguns desses ajustes tenham sido identificados em testes recentes, o tempo necessário para implementar as correções acabou forçando o adiamento.

Impacto de Star Wars Outlaws nas decisões da Ubisoft

Imagem: Ubisoft

O lançamento de Star Wars Outlaws foi outro fator importante que contribuiu para o adiamento de Shadows. Apesar de o jogo ter ultrapassado 1 milhão de unidades vendidas, seu desempenho ficou aquém das expectativas da Ubisoft, o que levou a empresa a repensar seus cronogramas de desenvolvimento e a adotar uma postura mais cautelosa com futuros lançamentos.

Internamente, a performance de Outlaws também impulsionou a decisão de colocar jogos novamente no Steam, uma demanda que muitos desenvolvedores da Ubisoft já vinham fazendo há anos. Com isso, Assassin’s Creed Shadows também será lançado na plataforma, o que pode ajudar a aumentar as pré-vendas do jogo.

Preocupações culturais e históricas em Assassin’s Creed Shadows

Um dos principais pontos de feedback durante o desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows foi a preocupação com a precisão histórica e cultural, especialmente no que diz respeito ao personagem Yasuke.

Fontes indicam que, embora Yasuke não vá ser removido do jogo, sua história e representação estão sendo ajustadas para refletir melhor a realidade histórica, sem perder a essência da franquia Assassin’s Creed.

Essas mudanças deveriam ter sido identificadas antes do anúncio do jogo, mas o processo de aprovação de assets da Ubisoft enfrentou desafios, incluindo comunicação deficiente entre equipes e a entrada tardia de consultores históricos no projeto.

Leia mais:

O adiamento de Assassin’s Creed Shadows para 2025 reflete tanto as lições aprendidas com o lançamento de Star Wars Outlaws quanto a pressão para entregar um jogo polido e historicamente preciso. Com os ajustes em andamento e o suporte contínuo da Ubisoft Quebec, a expectativa é de que o novo título da franquia Assassin’s Creed chegue com força total em fevereiro de 2025.

Comentários estão fechados.