RPGs de ação que NÃO SÃO Soulslike! É um bom sinal?

Nos últimos anos, a indústria de jogos de ação foi dominada pelo estilo Soulslike, popularizado pela FromSoftware. Embora esses jogos tenham um público fiel, há uma crescente demanda por diversidade nas mecânicas de combate. Recentemente, o Xbox Games Showcase apresentou uma série de jogos de ação que fogem do tradicional estilo Soulslike, trazendo uma lufada de ar fresco para os jogadores.

A saturação dos Soulslikes

Imagem: FromSoftware

Desde a criação do gênero Soulslike, muitos desenvolvedores tentaram emular seu sucesso, resultando em uma abundância de jogos com mecânicas de combate difíceis e punitivas. Enquanto isso agrada a um grupo específico de jogadores, outros estão ansiosos por algo novo e diferente. A falta de diversidade no combate pode tornar a experiência de jogo repetitiva e previsível.

Jogos inovadores apresentados

Clair Obscur: Expedition 33

YouTube player

Um dos destaques do Xbox Games Showcase foi Clair Obscur: Expedition 33. Este RPG de ação combina elementos de combate por turnos com entrada em tempo real, criando uma experiência única que lembra Like a Dragon: Infinite Wealth. Com uma rica narrativa e inspiração em JRPGs, este jogo promete oferecer algo novo para os fãs de ação.

Perfect Dark

YouTube player

O remake de Perfect Dark foi outro título que chamou a atenção. Diferente do jogo de tiro em primeira pessoa original de 2000, o novo Perfect Dark apresenta um estilo mais imersivo, focado em stealth e parkour.

A protagonista, Joanna Dark, utiliza uma combinação de armas, tecnologia avançada e combate corpo a corpo para enfrentar seus inimigos, oferecendo uma alternativa refrescante aos jogos típicos de ação.

Metal Gear Solid Delta: Snake Eater

YouTube player

Metal Gear Solid Delta: Snake Eater é um remake do clássico MGS3, conhecido por seu foco em stealth e ação estratégica. Embora já soubéssemos que seria um jogo de ação furtiva, sua inclusão no showcase reafirma a importância de jogos que se afastam das tradicionais mecânicas de combate Soulslike.

A necessidade de diversidade

Enquanto a popularidade dos Soulslikes é inegável, a indústria de jogos se beneficia da diversidade em mecânicas de combate. Jogos que exploram novas formas de interação, como stealth, combate por turnos e elementos estratégicos, oferecem aos jogadores uma variedade de experiências. Essa diversidade não só mantém o interesse dos jogadores, mas também impulsiona a inovação na indústria.

Leia mais:

A recente apresentação no Xbox Games Showcase destacou uma tendência promissora: a volta da diversidade nas mecânicas de combate dos jogos de ação. Títulos como Clair Obscur: Expedition 33, Perfect Dark e Metal Gear Solid Delta mostram que é possível criar jogos complexos e envolventes sem seguir a fórmula dos Soulslikes.

Essa variedade é essencial para manter a indústria de jogos vibrante e inovadora, atendendo a uma ampla gama de preferências dos jogadores.

Afinal, o que são jogos Soulslike?

Jogos soulslike são um subgênero de jogos de ação e RPG que se inspiram fortemente na série Dark Souls, desenvolvida pela FromSoftware. Caracterizam-se por sua alta dificuldade, combate estratégico e mecânicas punitivas que desafiam os jogadores a aprender com seus erros.

Esses jogos geralmente apresentam mundos interconectados, narrativa profunda e atmosférica, e um foco intenso em batalhas contra inimigos formidáveis e chefes desafiadores. Os elementos de design dos soulslike incluem gestão cuidadosa de recursos, como saúde e stamina, e pontos de salvamento limitados, que contribuem para a sensação de tensão e recompensa ao progredir na jornada.

Os principais Soulslikes da atualidade

Os jogos do gênero Soulslike, inspirados na série Dark Souls da FromSoftware, têm se tornado extremamente populares e se destacam por sua jogabilidade desafiadora e atmosfera sombria.

Entre os principais títulos atuais do gênero, destacam-se Elden Ring, uma colaboração entre FromSoftware e George R.R. Martin, que expandiu o conceito de mundo aberto com profundidade narrativa e Bloodborne, conhecido por seu ambiente gótico e combate rápido.

Tem também Nioh e Nioh 2, da Team Ninja, que misturam elementos históricos e mitológicos do Japão com mecânicas rigorosas de combate, além de Sekiro: Shadows Die Twice, também da FromSoftware, que introduziu um sistema de combate focado em precisão e reflexos.

Fora isso, tem também o Mortal Shell, um título independente que captura a essência dos Soulslike com sua atmosfera melancólica e desafios implacáveis. Esses jogos continuam a cativar os jogadores com suas experiências imersivas e gratificantes.

Sobre os jogos da FromSoftware

Os jogos Soulslike da FromSoftware, como Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, estabeleceram-se como referências incontestáveis no gênero de ação e RPG. Conhecidos por sua dificuldade elevada, combate preciso e design de nível intrincado, esses jogos desafiam os jogadores a aprimorar suas habilidades e estratégias para superar obstáculos formidáveis.

A FromSoftware criou um estilo de jogo distinto, caracterizado por um mundo imersivo e atmosférico, onde cada inimigo e ambiente conta uma história e cada vitória é conquistada com esforço e determinação.

Este enfoque na recompensa através da superação de desafios difíceis ressoou profundamente com a comunidade de jogadores, inspirando inúmeros títulos de outros desenvolvedores que tentam capturar a essência e o rigor dos jogos Soulslike.

A inovação contínua e a qualidade consistente dos títulos da FromSoftware mantêm a desenvolvedora como líder e referência no gênero, influenciando profundamente a indústria dos jogos.

Alguns jogos que não são Soulslike

Existem diversos jogos de RPG de ação que, apesar de não serem considerados Soulslike, oferecem experiências ricas e envolventes.

Um exemplo é The Witcher 3: Wild Hunt, desenvolvido pela CD Projekt Red, que combina uma narrativa profunda com um vasto mundo aberto repleto de missões e combates dinâmicos. Horizon Zero Dawn, da Guerrilla Games, é outro título notável, apresentando uma protagonista forte, Aloy, em um futuro pós-apocalíptico onde criaturas mecânicas dominam a terra.

Dragon’s Dogma, da Capcom, é conhecido por seu sistema de combate fluido e a capacidade de escalar grandes monstros durante as batalhas. Kingdom Hearts III, da Square Enix, mistura ação rápida com elementos de RPG em um universo que combina personagens da Disney e da série Final Fantasy.

Diablo III, da Blizzard Entertainment, oferece uma experiência de RPG de ação com uma perspectiva isométrica, focando em combates intensos e coleta de itens. Esses jogos, entre outros, demonstram a diversidade e a riqueza do gênero RPG de ação, cada um trazendo sua própria visão e estilo únicos.

Comentários estão fechados.