Resident Evil – Conheça a versão beta do jogo original!
Quando pensamos em Resident Evil, o primeiro jogo da série vem à mente como um marco no gênero survival horror. Mas o que muitos fãs talvez não saibam é que antes do lançamento do icônico Resident Evil de 1996, havia uma versão anterior, conhecida entre os desenvolvedores como Resident Evil 0.5.
Essa versão, que nunca viu a luz do dia, foi a primeira tentativa de Shinji Mikami de criar o que viria a se tornar uma das franquias mais importantes dos videogames. Vamos explorar essa versão inicial e como ela evoluiu para o clássico que conhecemos hoje.
A primeira tentativa
Tudo começou com uma ideia simples: criar um jogo inspirado no terror de Sweet Home, um título que também envolvia um grupo de pessoas presas em uma mansão assombrada. Shinji Mikami, o criador de Resident Evil, teve a tarefa de escrever o enredo e dirigir o jogo.
No entanto, na época, Mikami não dava muita importância para histórias complexas em jogos, acreditando que o foco deveria estar na jogabilidade. O resultado foi um enredo simples, quase improvisado, apenas para justificar a presença de quatro personagens em uma mansão cheia de monstros sobrenaturais.
Esses quatro personagens eram Beam Mercurio, Jill (sem sobrenome), Gelzer e Dewey. A história girava em torno de um grupo de sobreviventes de um acidente de avião que, com aprimoramentos cibernéticos, se tornavam superagentes em busca de um cientista maligno.
Apesar de ser uma premissa interessante, ela se distanciava do terror que a Capcom queria alcançar. Com o tempo, Mikami começou a incorporar elementos de ficção científica e até de Mega Man na trama, o que acabou fugindo completamente da proposta de horror que a empresa buscava.
A intervenção de Kenichi Iwao e a reformulação do enredo
Percebendo que a história de Mikami não se alinhava com a visão de terror desejada, Kenichi Iwao, que já estava envolvido no projeto, assumiu a responsabilidade de reformular o enredo, com a ajuda de Yasuyuki Saga. Iwao discordava das ideias de Mikami e queria trazer um tom mais sério e assustador ao jogo. Assim, ele começou a reimaginar os personagens e a trama.
Beam Mercurio se transformou em Chris Redfield, Jill virou Jill Valentine, Gelzer foi substituído por Barry Burton, e Dewey deu lugar a Joseph Frost. Além disso, o cientista maligno se tornou Albert Wesker, um nome escolhido por sua formalidade. Com essas mudanças, Resident Evil começou a tomar a forma que conhecemos hoje.
Outro ponto crucial na reformulação foi a mudança de foco do sobrenatural para o biológico. Em vez de monstros sobrenaturais, como fantasmas e demônios, a equipe decidiu que os inimigos seriam mutantes e armas biológicas criadas por um vírus, dando origem à trama que envolveria a Umbrella Corporation.
Essa mudança trouxe um ar mais realista e perturbador ao jogo, alinhando-se melhor com o gênero survival horror.
Essa nova abordagem também levou à criação do sistema de files, que se tornaria uma marca registrada da franquia, permitindo aos jogadores aprofundar-se na história através de documentos e arquivos encontrados ao longo do jogo. Um exemplo disso é o subplot da Família Trevor, que foi pensado desde essa época, mas só foi introduzido aos fãs no remake de Resident Evil 1.
O legado de Resident Evil 0.5
Embora a versão original de Resident Evil escrita por Mikami nunca tenha sido lançada, ela deixou alguns resquícios que ainda influenciam a franquia. Muito do material original foi abandonado, mas ainda podemos encontrar artes conceituais e esboços dessa versão, conhecidos como Resident Evil 0.5.
Esses materiais foram redescobertos e discutidos por fãs ao longo dos anos, com alguns até recriando essa versão inicial em projetos de fã, como os vídeos do canal Kendozone no YouTube, que oferecem uma visão fascinante de como poderia ter sido o jogo se a ideia original de Mikami tivesse sido aprovada.
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Resident Evil 0.5 representa um capítulo fascinante na história do desenvolvimento de uma das franquias mais icônicas dos videogames. Embora a versão original tenha sido descartada, ela pavimentou o caminho para o clássico que viria a definir o gênero survival horror.
As mudanças que Kenichi Iwao e sua equipe trouxeram ao projeto não apenas salvaram o jogo, mas também estabeleceram as bases para o sucesso de Resident Evil por décadas.
Se você é um fã da série, vale a pena explorar mais sobre essa versão inicial e como ela ajudou a moldar o universo de Resident Evil que tanto amamos. Afinal, até mesmo as ideias descartadas têm uma história importante a contar.
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