Qual é a ordem cronológica da franquia GTA?

A franquia Grand Theft Auto (GTA), desenvolvida pela Rockstar Games, é uma das séries de jogos mais populares e influentes da história dos videogames. Conhecida por sua abordagem aberta e narrativas envolventes, GTA tem múltiplos títulos que não seguem necessariamente a ordem de lançamento em termos de cronologia.

Aqui, exploraremos a ordem cronológica dos jogos de acordo com a ambientação em que ocorrem.

A divisão dos universos

Imagem: Internet

Importante destacar que a série GTA é dividida em três “universos” distintos, que não se interligam em termos de história: o universo 2D, o universo 3D e o universo HD. Cada um desses universos abriga seus próprios locais, personagens e enredos.

O universo 2D inclui os dois primeiros jogos e suas expansões de Londres. O universo 3D compreende jogos como GTA III, Vice City e San Andreas e seus respectivos derivados, onde a jogabilidade e as narrativas são mais desenvolvidas.

Já o universo HD, iniciado com GTA IV (e suas expansões) e continuado em GTA V e GTA Online, apresenta gráficos mais avançados e histórias complexas que refletem temas contemporâneos. Esse universo promete ser continuado pelo GTA VI.

GTA: London 1961 e GTA: London 1969

  • Anos: 1961 e 1969
  • Universo: 2D
Imagem: Rockstar Games

Estes são os únicos jogos da franquia ambientados fora dos Estados Unidos e são expansões do GTA original. Como o nome sugere, eles ocorrem em Londres nos anos 60.

Como os títulos mesmo indicam, esses dois jogos se passam nos anos de 1961 e 1969, respectivamente, sendo os pontos mais antigos registrados até o momento na franquia.

GTA: Vice City Stories

  • Ano: 1984
  • Universo: 3D
Imagem: Rockstar Games

Ambientado dois anos antes dos eventos de GTA: Vice City, este jogo segue as aventuras de Vic Vance e oferece um olhar sobre os eventos que levam ao enredo de Vice City.

Vice City Stories, assim como toda a sub-série Stories dentro da franquia, veio com a proposta de ser um prequel dos seus jogos originais. Esse jogo não apenas se passa 2 anos antes de GTA Vice City, como também estabeleceu Victor Vance, antes um mero NPC, como um protagonista.

GTA: Vice City

  • Ano: 1986
  • Universo: 3D
Imagem: Rockstar Games

Este título leva os jogadores para a vibrante cidade de Vice City, fortemente inspirada na Miami dos anos 80, e conta a história de ascensão de Tommy Vercetti no mundo do crime.

Um dos maiores atrativos em GTA Vice City é justamente a época em que ele é ambientado, retratando as características mais chamativas dos anos 80. Por muitos anos, a ambientação de Vice City era totalmente atrelada à essa época. O que promete mudar agora com GTA VI.

GTA: San Andreas

  • Ano: 1992
  • Universo: 3D
Imagem: Rockstar Games

GTA: San Andreas segue Carl “CJ” Johnson enquanto ele retorna para sua casa em Los Santos e se envolve novamente nas complexas dinâmicas de gangues, corrupção e crime.

A ambientação de GTA San Andreas nos anos 90 se beneficia principalmente por conta da parte musical, que combina totalmente também com a temática de gangues. A ausência de celulares e internet também deixa algumas situações bem interessantes e engraçadas (como o CJ não saber o que é GPS).

Grand Theft Auto

  • Ano: 1997
  • Universo: 2D
Imagem: Rockstar Games

O primeiríssimo game da franquia se passa no exato mesmo ano em que ele foi lançado, 1997. Obviamente, seu lançamento não foi pensado na criação de uma franquia, mal trazendo um enredo relevante.

Mas mesmo que ele seja o jogo mais simples de toda a saga, GTA 1 ainda estabeleceu muita coisa que retornaria nos jogos posteriores, como as cidades de Liberty City, Vice City e San Andreas (que depois foi readaptada como um estado).

GTA: Liberty City Stories

  • Ano: 1998
  • Universo: 3D
Imagem: Rockstar Games

Situado em Liberty City, este jogo narra a história de Toni Cipriani e preenche algumas lacunas de enredos anteriores na mesma cidade, como GTA III.

Assim como Vice City Stories, Liberty City Stories foi feito pensando na proposta de ser um prequel. Nesse caso do GTA III. O interessante também é que esse jogo explora mais o Toni, que aparece em GTA III como um personagem secundário importante.

GTA Advance

  • Ano: 2000
  • Universo: 3D
Imagem: Rockstar Games

De longe o GTA mais esquecível de toda a franquia. Nascido inicialmente pra ser um port do GTA III pro Game Boy, ele acabou se tornando um spin-off com uma história completamente independente. Apesar da gameplay remeter mais aos jogos clássicos, GTA Advance faz sim parte do Universo 3D.

Assim como Liberty City Stories, Advance se passa antes do GTA III. E apesar da história ser completamente dispensável, ela ainda assim explica algumas coisinhas. Como, por exemplo, a prisão de 8-Ball, que seria libertado junto de Claude no início do GTA III.

GTA III

  • Ano: 2001
  • Universo: 3D
Imagem: Rockstar Games

GTA III, o primeiro jogo da série a utilizar gráficos 3D, ocorre no início dos anos 2000 em Liberty City, uma metrópole baseada em Nova York.

Apesar de ser o primeiro título a ser lançado que compõe o Universo 3D, GTA III é o último da timeline desse universo. Diversos que lançaram depois, como Vice City e San Andreas, contaram com retornos de personagens introduzidos nesse game, contextualizando melhor seu desenvolvimento.

GTA IV e suas expansões

  • Ano: 2008
  • Universo: HD
Imagem: Rockstar Games

Bora trazer 3 jogos pelo preço de 1 aqui. Isso porque GTA IV e suas expansões, The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, são todos ambientados em 2008, em uma versão reimaginada de Liberty City. Não apenas se passam no mesmo ano, mas possuem eventos entrelaçados, chegando a até mesmo ter as mesmas missões mostradas sob pontos de vistas diferentes.

Em GTA IV, acompanhamos Niko Bellic tentando recomeçar sua vida ao chegar na cidade, vindo direto do Oriente Médio. Em The Lost and Damned, Johnny Klebitz busca trazer a ordem pra gangue de motoqueiros que ele faz parte. Em Ballad of Gay Tony, Luis Lopez busca defender seu estilo de vida como segurança e co-administrador de boates.

GTA: Chinatown Wars

  • Ano: 2009
  • Universo: HD
Imagem: Rockstar Games

Outro jogo ambientado em Liberty City, dessa vez 1 ano depois do GTA IV e suas expansões. Dessa vez o foco está no personagem Huang Lee e os problemas da Tríade chinesa.

Apesar de não ser tão relevante assim pra franquia em geral, Chinatown Wars é interessante por focar em algo que o GTA IV deixou de lado: as facções criminosas orientais.

GTA 2

  • Ano: 1999 ou 2013
  • Universo: 2D
Imagem: Rockstar Games

Aqui temos um ponto de interrogação dentro da franquia. GTA 2 é o jogo mais diferente da saga em termos de ambientação. Primeiro porque ele se passa numa cidade chamada Anywhere City (que significa, literalmente, “Qualquer Lugar”), e segundo pela estética da cidade ter um visual meio retro futurista.

Existem registros que indicam duas possíveis datas em que esse jogo se passa: 1999 (o ano que o jogo foi lançado) ou 2013. A grande maioria dos fãs tendem a acreditar mais na possibilidade do jogo se passar em 2013. De qualquer forma, esse jogo encerra a timeline do Universo 2D.

GTA Online (até a expansão Import/Export)

  • Ano: 2013
  • Universo: HD
Imagem: Rockstar Games

Apesar de ser, na sua essência, o modo multiplayer do GTA V, GTA Online é sim canônico dentro do Universo HD da franquia. Porém, acontece aqui algo diferente. Apenas uma parte da narrativa do GTA Online se passa em 2013, antes dos eventos de GTA V.

Esses eventos englobam o comecinho do jogo até a expansão Import/Export. Nessa parte temos os eventos que envolvem alguns personagens do GTA V antes dos eventos do jogo principal começarem.

GTA V

  • Ano: 2013
  • Universo: HD
Imagem: Rockstar Games

O mais expansivo dos jogos, GTA V se passa em 2013 em Los Santos e arredores, apresentando três protagonistas jogáveis: Michael, Franklin e Trevor.

GTA V representa o momento contemporâneo do ano em que ele foi lançado. Assim como GTA III e GTA IV fizeram antes dele. Vários momentos do GTA V até mesmo servem como paródia ou crítica social para as questões abordadas naquela época.

GTA Online (a partir da expansão Gunrunning)

  • Ano: 2017 – atualidade
  • Universo: HD
Imagem: Rockstar Games

A partir da expansão Gunrunning, GTA Online passou a apresentar histórias que se passam nos anos em que as expansões eram lançadas. Conforme as histórias foram avançando, personagens que aparecem em GTA V vão aparecendo mais velhos, e ficamos sabendo de acontecimentos que ocorreram com eles depois da aventura anterior.

O ápice dessa fase do GTA Online no sentido de timeline provavelmente é a expansão The Contract, ambientada em 2021, onde aparece Franklin mais velho. Não sabemos até quando GTA Online continuará a receber conteúdo de história. Mas é possível que, pelo menos até o lançamento do GTA VI, ele continue sendo alimentado.

GTA VI

  • Ano: 2025 (provavelmente)
  • Universo: HD
Imagem: Rockstar Games

Pra finalizar, temos o aguardadíssimo GTA VI. Até o momento, não sabemos absolutamente nada sobre sua história, fora o que foi mostrado no primeiro (e por enquanto único) trailer do jogo. Mas considerando que os jogos principais geralmente se passam no ano em que eles são lançados, podemos supor que GTA VI se passará no ano de 2025, que é a data inicial prevista para o seu lançamento.

Leia mais:

A ordem cronológica dos jogos GTA não apenas revela a evolução da jogabilidade e dos gráficos ao longo dos anos, mas também mostra como a Rockstar Games expandiu e detalhou seu mundo, trazendo novas camadas de profundidade a cada título.

Cada jogo é projetado para ser uma experiência independente, mas juntos, eles tecem uma rica tapeçaria de histórias interligadas que capturam a imaginação dos jogadores ao redor do mundo.

Comentários estão fechados.