Qual a diferença entre REMAKE, REBOOT e REIMAGINAÇÃO?

No mundo dos videogames, termos como remake, reboot e reimaginação são frequentemente utilizados para descrever diferentes abordagens que as desenvolvedoras adotam ao revisitar franquias clássicas.

Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, esses conceitos possuem significados distintos e implicam diferentes níveis de mudança e inovação. Neste texto, vamos explorar as diferenças entre remake, reboot e reimaginação, explicando o que cada um significa e como eles são aplicados na indústria dos videogames.

O que é um remake?

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Um remake é, essencialmente, uma nova versão de um jogo já existente, recriada do zero com gráficos, som e mecânicas de jogo atualizados. Embora o remake mantenha a essência e a estrutura básica do jogo original, ele é reconstruído utilizando tecnologias modernas para melhorar a experiência do jogador.

O objetivo é atrair tanto novos jogadores quanto fãs antigos, oferecendo uma versão do jogo que seja visual e tecnicamente atualizada, mas que ainda capture o espírito do original.

Exemplo de Remake:

  • Dead Space (2023) é um exemplo perfeito de remake. Originalmente lançado em 1998, Dead Space foi recriado com gráficos modernos, controles atualizados e algumas mudanças na jogabilidade para se alinhar com os padrões atuais, mantendo a história e os personagens principais do original.

O que é um Reboot?

Imagem: Crystal Dynamics

Um reboot, por outro lado, é uma recriação completa de uma franquia ou série, muitas vezes ignorando a continuidade estabelecida dos jogos anteriores. Em um reboot, a história, os personagens e o mundo podem ser completamente reinventados, dando aos desenvolvedores a liberdade de criar uma nova direção para a franquia.

Reboots são frequentemente usados quando uma série precisa de uma revitalização, seja para atrair uma nova geração de jogadores ou para corrigir o rumo de uma franquia que perdeu sua popularidade.

Exemplo de Reboot:

  • Tomb Raider (2013) é um exemplo claro de reboot. A série foi reiniciada com uma nova história de origem para Lara Croft, diferente dos jogos anteriores. O reboot apresentou uma Lara mais jovem e inexperiente, com um foco maior na sobrevivência e no desenvolvimento de personagem, redefinindo a franquia para uma nova era de jogadores.

O que é uma Reimaginação?

Imagem: Capcom

Uma reimaginação é uma abordagem mais livre, onde os desenvolvedores pegam os conceitos centrais ou o espírito de um jogo original e o adaptam para criar algo novo.

Ao contrário do remake, que é uma recriação fiel, e do reboot, que reinicia a franquia, uma reimaginação pode mudar drasticamente elementos como história, personagens e jogabilidade, mas mantendo o núcleo ou a essência que definiu o jogo original.

Exemplo de Reimaginação:

  • Final Fantasy VII Remake (2020) é um exemplo interessante de reimaginação. Embora compartilhe o nome e alguns elementos principais com o jogo original de 1997, ele expande e altera a história e a jogabilidade de maneiras significativas, criando uma experiência que é ao mesmo tempo familiar e surpreendentemente nova.

Diferenças em resumo

  • Remake: Fiel ao original, mas reconstruído com tecnologias modernas. Mantém a mesma história, personagens e estrutura geral.
  • Reboot: Reinicia a franquia, criando uma nova história e universo, geralmente ignorando a continuidade dos jogos anteriores.
  • Reimaginação: Pega o conceito ou espírito do original, mas altera significativamente a história, personagens e jogabilidade.

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Entender essas diferenças é fundamental para apreciar como as desenvolvedoras de jogos abordam a criação de novos títulos, ao mesmo tempo em que honram o legado de franquias clássicas. Cada uma dessas abordagens tem seu próprio lugar e propósito, contribuindo para manter vivas as séries que os jogadores amam.

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