PS6 portátil? Próximo console da Sony pode seguir os passos do Steam Deck [RUMOR]

A próxima geração da Sony ainda nem começou oficialmente, mas os rumores já estão em alta. De acordo com informações vazadas por um insider confiável, a empresa japonesa estaria desenvolvendo uma versão portátil do PS6, com foco em mobilidade — mas sem a mesma potência da linha principal de consoles.
O que sabemos até agora sobre o PS6 portátil?
As informações surgiram no fórum NeoGaf, por meio do usuário KeplerL2, que tem um histórico positivo de acertos envolvendo a Sony. Ele afirmou que o novo modelo portátil terá um SoC de 15W baseado na litografia de 3nm, sugerindo uma arquitetura altamente eficiente em termos de consumo.
Para efeitos de comparação:
- Steam Deck: também usa um SoC com TDP de 15W
- PlayStation 5: possui um consumo de até 200W
Ou seja, o suposto PS6 portátil não teria poder de fogo semelhante ao PS5, mas poderia oferecer uma boa performance em jogos otimizados, com vantagens como portabilidade e economia de energia.
Um sucessor espiritual do PS Vita?

Mesmo sem confirmação oficial, a possibilidade de um novo console portátil da Sony levanta uma pergunta importante: será esse o retorno da empresa ao mercado de portáteis, após o fim do PS Vita?
Diferente do PlayStation Portal, que depende do PS5 para funcionar via streaming, esse novo modelo parece ser um dispositivo autônomo, capaz de rodar jogos por conta própria — ou talvez numa versão híbrida, como o Switch.
Ainda é rumor — mas a indústria está de olho

Vale reforçar: nada disso foi confirmado oficialmente pela Sony. A própria fonte do rumor admite que as informações vieram de uma pesquisa interna e estudo de hardware, e não de um anúncio formal.
Ainda assim, a simples ideia já movimenta a comunidade e coloca a Sony novamente no centro das especulações sobre consoles portáteis.
Leia mais:
- PlayStation 6 – Tudo o que sabemos até agora (PS6)
- PlayStation 6 pode chegar antes do esperado
- Bloodborne Remake chegando ao PlayStation 6? Descubra!
- PlayStation 6 – Próximo console da Sony terá RETROCOMPATIBILIDADE
Portabilidade será o futuro da nova geração?
Com o crescimento do mercado de portáteis potentes, como Steam Deck, ROG Ally e Lenovo Legion Go, faz todo o sentido a Sony estar planejando um rival direto.
Se ela conseguir unir o ecossistema do PlayStation a um aparelho portátil funcional e acessível, poderá mudar novamente a forma como consumimos jogos — exatamente como fez com o primeiro PlayStation.
Comentários estão fechados.