PS6 em 2027 – O que você pensa sobre o novo console da Sony?

Recentemente, a PlayStation e a AMD divulgaram um vídeo onde falam sobre novas tecnologias da parceria, chamada Projeto Amethyst. E pelo que foi mencionado, a próxima geração do console da Sony deve trazer essas inovações em sua estrutura.

No vídeo, Mark Cerny, arquiteto principal da PlayStation, disse que espera ver essa tecnologia em um futuro console “daqui a alguns anos”. Isso já nos dá uma pista sobre quando podemos esperar o PS6 — há rumores de que ele pode ser lançado em 2027, o que significaria que o PS5 estaria completando cerca de sete anos de vida. Esse prazo é bem similar ao que temos visto nas trocas de gerações anteriores.

Se tudo isso se confirmar, é bem possível que os consoles PS6 já comecem a aparecer nos lares em aproximadamente dois anos. Essa estratégia de lançamentos acompanha a tradição da Sony de introduzir novos consoles, mas existem algumas vozes que acham que esse assunto está sendo discutido um pouco cedo demais.

Vale recordar que a linha do PS5 foi marcada por desafios únicos. O console foi lançado no meio da pandemia de COVID-19, quando a produção de jogos desacelerou, e as dificuldades na fabricação tornaram as unidades do console bastante escassas. Ao mesmo tempo, a demanda por entretenimento doméstico estava em alta. O PS5 demorou alguns anos para superar esse período conturbado. Embora tenha sido um sucesso para a Sony, é complicado afirmar que ele teve a mesma energia que o PS4 durante seu auge.

E falando no PS4, ele continua relevante mesmo com o PS5 no mercado. Muitos jogos excelentes foram lançados apenas para a nova geração, mas ainda vemos uma ênfase significativa em lançamentos transgeracionais. Títulos como Gran Turismo 7, God of War Ragnarök e Horizon Forbidden West brilharam no PS5, porém também estiveram disponíveis para o console anterior, aproveitando uma base de usuários massiva.

Essa repetição de lançamentos para ambas as gerações teve como consequência uma certa dificuldade para o PS5 se firmar por completo no mercado. Claro, existe uma lista de jogos incríveis que só estão no PS5, como Returnal e Ratchet & Clank: Rift Apart, mas o fato de ainda depender do PS4 fez com que muitos fãs sentissem que a nova geração ainda não encontrou seu espaço.

E agora que o PS6 está a apenas alguns anos de distância, é provável que o PS5 não consiga brilhar tanto quanto poderia. O PS4 ainda faz sombra, e em breve o PS5 também pode estar ofuscado por um novo e mais poderoso console.

Por outro lado, existe uma expectativa de que o PS5 continue sendo suportado mesmo após o lançamento do PS6, da mesma forma que o PS4 foi. Essa transição mais gradual parece ter ajudado o PS4 a se manter relevante e esperamos que o mesmo aconteça com o PS5. Talvez os tempos em que um novo console simplesmente superava seu antecessor tenham terminado.

Sobre o PS6, ainda não sabemos muito, mas rumores não faltam. Há informações sobre especificações tecnológicas vazadas e até possíveis versões portáteis para acompanhar o console principal, mas o que realmente a Sony está preparando para essa décima geração de hardware permanece um mistério. Quanto ao preço, é provável que seja elevado — mas acredita-se que não será tão caro quanto o que a concorrente Microsoft está planejando.

Enfim, queremos saber como você se sente com relação a essa nova geração que se aproxima. Está animado para o PS6? Pretende comprar um? O que espera desse novo console? O timing é o ideal?

Comentários estão fechados.