Próximo Final Fantasy ainda não define sistema de combate

Clair Obscur: Expedition 33 tem conquistado fãs com seu combate por turnos, que remete a clássicos como Final Fantasy X e Persona 5. O sucesso do jogo, claro, trouxe à tona uma questão interessante: será que a Square Enix pensaria em adotar esse estilo na próxima fase da franquia Final Fantasy? O diretor de Final Fantasy XIV, Naoki “Yoshi-P” Yoshida, revelou que essa resposta ainda está longe de ser definida.

Em uma entrevista ao site Anime News Network, Yoshi-P falou sobre a influência de Clair Obscur nos possíveis rumos da série. Ele mencionou que "não existe uma resposta clara" para essa questão. Segundo ele, quando se discute o combate por turnos em comparação com sistemas de ação, muitas vezes a conversa se limita apenas à mecânica de batalha, sem pensar na experiência completa que os criadores desejam proporcionar.

Para Yoshi-P, o desenvolvimento de um jogo envolve uma série de fatores: a narrativa, o estilo visual, as emoções sensações durante o jogo e o tipo de imersão que se quer oferecer aos jogadores. "Tudo isso impacta como o sistema de batalha é estruturado", explicou ele. A decisão sobre o estilo de combate não é algo que se toma de forma isolada.

Yoshi-P não confirma presença em futuros jogos da franquia

Yoshi-P também comentou que não está necessariamente envolvido no desenvolvimento de Final Fantasy XVII ou XVIII. Ele ressaltou que a equipe atual prefere não impor limitações aos próximos diretores e produtores. "Não queremos restringir ou colocar os criadores em um caminho fixo. Eles precisam ter liberdade para inovar", afirmou.

Isso significa que, apesar do novo sopro de combate por turnos que Clair Obscur trouxe de volta, a Square Enix ainda não se decidiu se vai seguir essa tendência na franquia Final Fantasy. Essa incerteza é compreensível, pois cada novo jogo traz consigo a responsabilidade de inovar, além de preservar a identidade que os fãs tanto apreciam.

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