Produtor de Dispatch revela como lançamento episódico foi criticado

Parece que a equipe da AdHoc Studio, responsável pelo jogo Dispatch, estava ciente dos riscos ao optar por um lançamento episódico. Contudo, essa escolha se mostrou acertada.

O drama interativo sobre super-heróis lançou seus dois primeiros episódios, de um total de oito, no dia 22 de outubro, e, a partir daí, trouxe dois novos episódios a cada semana. Antigamente, a Telltale Games quase acabou com esse modelo episódico, enfrentando críticas por conta dos atrasos em seus lançamentos. A AdHoc, por sua vez, precisou lidar com essa desconfiança ao planejar Dispatch.

Michael Choung, produtor executivo e CEO da AdHoc, revelou em uma entrevista que muitos avisaram para não seguirem esse caminho. Ele comentou: “Fazendo isso, estávamos fazendo algo insano. Todos os indicadores de produção diziam que ninguém deveria adotar esse modelo. Se você acha que o formato episódico por si só vai garantir seu sucesso, boa sorte.”

A verdade é que o sucesso de Dispatch está um pouco ligado a essa escolha, mas Choung não recomenda que outros desenvolvedores sigam o mesmo caminho, a menos que a narrativa do jogo já tenha um grande potencial. “O principal é a criatividade. Se a história é boa, você pode dividir a experiência da maneira que quiser; o público ainda deve apoiar, mesmo que essa escolha não seja a melhor”, explicou ele. “Se você lança episódios de uma história que não é tão interessante, corre o risco de perder a atenção.”

E falando em história, Dispatch recebeu elogios por seu elenco cativante e sua trama com toques de comédia. Esses elementos têm mantido os jogadores interessados e voltando para a nova dose de episódios. Embora seja totalmente possível jogar os oito episódios de uma só vez, essa estrutura episódica tem ajudado a criar um clima positivo em torno do jogo. Choung mencionou que a contagem de jogadores aumentou a cada novo episódio lançado.

O executivo ainda comentou que os números de jogadores quebraram a lógica habitual. “O que se diz é que a quantidade de jogadores na primeira semana vai cair pela metade na segunda. Mas, foi o oposto. Esperávamos um aumento, mas não prevíamos o quão significativo ele seria”, revelou.

A transparência na divulgação do cronograma foi um trunfo para Dispatch. A Telltale, por exemplo, sofria com releases irregulares, e os atrasos muitas vezes diminuíam a expectativa entre os fãs.

Como você jogou Dispatch? Acompanhou episódios semanais ou preferiu maratonar tudo em uma só vez?

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