Preocupado com a IA no desenvolvimento de jogos? Ela chegou.

Nos últimos tempos, a indústria dos jogos tem visto uma mudança interessante: o uso de inteligência artificial generativa por desenvolvedores. Esse fenômeno cresceu de forma impressionante, especialmente no último ano, e promete impactar bastante o futuro dos games.

Uma pesquisa recente mostrou que a quantidade de jogos no Steam que fazem uso dessa tecnologia saltou de cerca de 1.000 títulos em 2024 para quase 8.000 em 2025. Isso representa um aumento de 800%! Com isso, cerca de 7% da biblioteca total do Steam agora conta com jogos que usam AI, o que é realmente notável. E, se a tendência continuar, esses números provavelmente vão só aumentar à medida que a tecnologia evolui e se torna mais acessível.

É claro que muitos desses jogos são produções indie com orçamentos limitados. Além disso, alguns podem não ter a qualidade que se espera, mas o ponto importante é que o uso de AI na criação de games já está se consolidando como uma prática comum. Um exemplo recente é o jogo The Alters, que teve uma controvérsia por causa do texto gerado por AI que acabou aparecendo no produto final.

Além disso, quase 60% dos jogos que mencionam o uso de AI no Steam estão utilizando-a para a criação de ativos visuais — ou seja, tudo que podemos ver nos jogos. O restante dos jogos utiliza a AI para criar áudio, texto e até materiais promocionais, que estão cada vez mais presentes em lojas como a do PlayStation.

Com as demissões em massa que estamos vendo na indústria, não dá para não se sentir preocupado com esse cenário. Se estúdios menores estão adotando essa tecnologia tão rapidamente, é um sinal de que grandes publishers também vão considerar a redução de custos que a AI pode proporcionar, não é mesmo?

Enquanto isso, a discussão sobre o impacto e a qualidade desses jogos continua. Vale a pena refletir sobre o que isso significa para o futuro dos games e como os jogadores vão reagir, principalmente com a possibilidade de elementos de jogos serem gerados por máquinas. É um tema que promete render muito papo nas próximas semanas!

Comentários estão fechados.