PlayStation e AMD buscam inovações gráficas para PS6

A Sony e a AMD estão se juntando em um projeto inovador, chamado Project Amethyst, que promete revolucionar o futuro dos videogames com o uso de inteligência artificial. Essa ideia já havia sido citada como parte dos planos para o PS6, mas agora ganhou mais detalhes graças a Jack Huynh, um executivo da AMD, que conversou sobre o assunto após um encontro com Mark Cerny, o arquiteto do PlayStation.
O Project Amethyst tem dois pilares principais: primeiro, vai desenvolver uma arquitetura de hardware especial, focada em tarefas de machine learning nos jogos; segundo, a iniciativa busca criar redes neurais que melhorem a qualidade gráfica em tempo real. A ideia é usar IA para gerar gráficos com mais detalhes e suavidade, sem exigir tanto do hardware, o que pode trazer avanços significativos para os consoles da próxima geração.
A Sony não é novata nesse tipo de tecnologia. No PS5 Pro, a empresa já se aventurou em soluções parecidas, utilizando um sistema chamado PSSR para fazer upscaling inteligente sem afetar o desempenho do jogo. O grande diferencial do Amethyst é que ele promete levar essa abordagem a um nível totalmente novo.
Parceria entre Sony e AMD começa antes do PS6
Além disso, Huynh destacou que essa colaboração já trouxe resultados práticos. Melhoria no FSR 4 e avanços em técnicas como Frame Generation e Ray Regeneration, que agora contam com o suporte de machine learning, foram mencionados. Tudo isso aparece dentro de uma nova tecnologia chamada FSR Redstone. O Project Amethyst, portanto, simboliza o próximo passo na indústria, em direção a jogos que oferecem visuais impressionantes e desempenho sólido, impulsionados pela inteligência artificial.
Comentários estão fechados.