PlayStation cancelou 75% dos seus jogos live-service, revela Shuhei Yoshid

Nos últimos anos, a PlayStation tentou expandir seu portfólio de jogos live-service, mas grande parte dos projetos acabou sendo cancelada. Segundo Shuhei Yoshida, ex-presidente da PlayStation Studios, cerca de 75% dos jogos desse modelo foram descartados antes de serem lançados.
Um dos projetos mais notáveis foi The Last of Us Online, também conhecido como Factions, que foi oficialmente cancelado em 2023.
Falando no podcast Sacred Symbols+, Yoshida revelou que o jogo foi uma iniciativa da própria Naughty Dog, mas a equipe percebeu que não conseguiria manter um título desse tipo.
A ideia para The Last of Us Online veio da Naughty Dog, e eles realmente queriam fazê-lo, mas a Bungie explicou [a eles] o que é necessário para criar jogos como serviço. Foi então que a Naughty Dog percebeu: “Opa, não conseguimos fazer isso! Se fizermos, não poderemos desenvolver Intergalactic: The Heretic Prophet.” Então, isso foi uma falta de previsão.
Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony PlayStation
Nenhum estúdio da PlayStation foi obrigado a fazer jogos como serviço
Outro ponto levantado por Yoshida é que nenhuma equipe dentro da PlayStation foi forçada a trabalhar em jogos live-service.
Pela minha experiência, quando os estúdios percebem que a empresa tem uma grande iniciativa, eles percebem que seguir essa direção aumenta as chances de ter um projeto aprovado e apoiado”, ele explicou. “Não é como se [o atual chefe da PS Studios, Hermen Hulst] estivesse dizendo às equipes que elas precisam fazer jogos como serviço, é algo provavelmente mútuo.”
Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony PlayStation
Ou seja, os próprios desenvolvedores propuseram esses jogos, acreditando que era a melhor direção para o mercado.
O que ainda resta da aposta da PlayStation em live-service?

Após o cancelamento de Factions e de outros títulos, poucos projetos live-service ainda seguem em desenvolvimento na PlayStation.
Jogos live-service ainda em produção:
- Marathon (Bungie)
- Fairgame$ (Haven Studio)
- Jogo multiplayer de Horizon (Guerrilla Games)
No entanto, nenhum deles tem data de lançamento confirmada até o momento.
Leia mais:
- 8 jogos live service que são BONS
- Palworld vai virar LIVE SERVICE? PocketPair tá indecisa
- O próximo live service da PlayStation foi ADIADO! Entenda
- Reino Unido rejeita petição para preservar jogos live service
PlayStation ainda tem espaço para jogos como serviço?
Com tantos cancelamentos, fica a dúvida se a PlayStation ainda acredita no modelo live-service ou se pretende voltar a focar totalmente em experiências single-player.
E você, o que acha do cenário atual dos jogos live-service na PlayStation? A empresa deveria continuar tentando ou focar no que sempre fez de melhor?
Comentários estão fechados.