O salto do PS2 para PS3 foi realmente o mais significativo na história dos games?

Um tweet que se tornou viral trouxe à tona um debate intenso na comunidade de retro gaming: será que a transição do PlayStation 2 para o PlayStation 3 representou o maior avanço na história dos videogames?

A discussão foi iniciada pela conta Obsolete Sony, especializada em relembrar os antigos eletrônicos da Sony.

O impacto da mudança do PS2 para PS3

A mudança do PlayStation 2 para o PlayStation 3 introduziu várias inovações, como o acesso facilitado a jogos online, jogos para download e gráficos em alta definição. Contudo, essa transição teve seus custos.

De acordo com John Linneman da Digital Foundry, houve uma redução na norma de jogos rodando a 60 fps para 30 fps, muitas vezes instáveis.

Além disso, o PS3 possuía uma biblioteca de jogos menor em comparação ao seu predecessor e muitos jogos multiplataforma funcionavam melhor no Xbox 360.

Outras transições significativas

Enquanto alguns defendem o salto do PS2 para o PS3, outros na comunidade destacam transições como a dos consoles de 16 bits, como o SNES e Genesis/Mega Drive, para a era 3D.

Há também quem acredite que o auge dos games se deu na era do PS2, devido ao grande salto gráfico do PlayStation 1 para seu segundo console.

Uma candidata inesperada: GBA para PSP

Uma candidata surpreendente para o maior salto tecnológico é a transição do Game Boy Advance para o PlayStation Portable.

Lançados com apenas quatro anos de diferença, o GBA oferecia gráficos 2D similares ao SNES, enquanto o PSP se aproximava do nível dos consoles contemporâneos, um feito notável para um console portátil daquela época.

Reflexões sobre o avanço tecnológico

Esta discussão nos faz questionar se o ritmo do avanço tecnológico realmente diminuiu ou se estamos em uma era em que os jogos já são tão avançados que fica difícil se impressionar.

É interessante recordar uma época em que novas gerações de games realmente pareciam representar grandes avanços, mesmo que alguns desses saltos tenham sido maiores do que outros.

YouTube player

Comentários estão fechados.