O que define um jogo Soulslike?

Se você já jogou algum game nos últimos anos, é bem provável que tenha se deparado com o termo Soulslike. Mas afinal, o que faz um jogo ser digno dessa classificação? Seria apenas o combate difícil e o fato de morrer o tempo todo?

Ou existe algo mais profundo por trás desse subgênero que parece nunca sair de moda? Prepare-se para descobrir o que define um Soulslike e por que tantos jogadores amam (e outros odeiam) esse estilo de jogo!

O que define um jogo como Soulslike?

Para entender o que é um Souls-like, precisamos voltar às raízes e falar do criador do termo sem querer: Hidetaka Miyazaki, o responsável pela franquia Dark Souls. Segundo ele, o que faz um jogo pertencer a esse gênero vai muito além da dificuldade.

De fato, existem quatro pilares essenciais: ação em terceira pessoa, ambientação de fantasia sombria, foco no combate corpo a corpo e, claro, o famoso “senso de realização”. Esse último ponto, em especial, é o que mais define a experiência de jogar um Soulslike: a sensação de vitória após superar desafios quase impossíveis.

As mecânicas que amamos odiar

Jogos Soulslike são conhecidos por não pegarem leve com o jogador. Desde os checkpoints limitados, chamados de bonfires, até inimigos que renascem sempre que você descansa, esses games não dão trégua.

A morte é um elemento central, e a punição por morrer não é nada leve: você perde recursos preciosos, como almas ou moedas, e precisa recuperá-los no local da sua morte, se morrer de novo antes disso, adeus para sempre!

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Imagem: Reprodução

Além disso, esqueça mapas detalhados ou qualquer tipo de orientação. A exploração é feita na base do instinto e da tentativa e erro. Os jogadores precisam memorizar o ambiente, descobrir atalhos e entender o layout dos cenários para progredir. E isso tudo enquanto gerenciam sua estamina, uma barra que controla desde os ataques até as esquivas, forçando você a planejar cada movimento com cuidado.

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Nioh: a originalidade dentro do Soulslike

Um dos grandes exemplos de um jogo que bebe da fonte Soulslike, mas traz sua própria identidade, é Nioh. Embora compartilhe muitas mecânicas com os títulos da FromSoftware, como checkpoints e gerenciamento de estamina, Nioh se destaca ao introduzir um sistema de loot inspirado em jogos como Diablo.

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Nioh consegue equilibrar elementos de um Soulslike com sua própria originalidade. Seu sistema de combate, que inclui posturas e a possibilidade de recuperar estamina no meio da luta, dá ao jogador uma liberdade estratégica que não é vista em outros jogos do subgênero. Apesar disso, a base de Nioh é inegavelmente inspirada por Dark Souls, e muitos jogadores o consideram um exemplo sólido de como inovar em um estilo tão rígido.

O que define um Soulslike, afinal?

No final das contas, o que realmente faz um jogo ser considerado Soulslike? Miyazaki, em suas entrevistas, admite que o termo foi criado pelos fãs, e não por ele. Segundo o próprio criador, existem quatro elementos essenciais: ação em terceira pessoa, fantasia sombria, combate corpo a corpo e o senso de realização.

Porém, ele também reconhece que esses critérios podem ser subjetivos, e que cada jogador pode interpretar o termo de uma forma diferente. O que fica claro é que, quanto mais dessas características um jogo possui, maior a chance de ele ser chamado de Soulslike.

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