O erro que quase fez Tony Hawk perder milhões com seus jogos

A história de Tony Hawk no mundo dos videogames poderia ter sido bem diferente se ele tivesse tomado uma decisão errada lá no final dos anos 90. Hoje, sua franquia de jogos é uma das mais icônicas do skate virtual, mas nem sempre as coisas foram fáceis para ele.

Na época em que foi chamado para dar seu nome ao primeiro Tony Hawk’s Pro Skater, ele estava enfrentando sérios problemas financeiros. A proposta inicial da Activision? Apenas 300 mil dólares. Mas esse foi apenas o começo de uma história surpreendente.

O pior momento da vida de Tony Hawk

Bobby Kotick, ex-CEO da Activision, revelou em entrevista ao podcast Grit que, no momento da oferta, Tony Hawk estava em um período extremamente difícil. Ele passava por seu segundo divórcio e, segundo Kotick, chegou a viver dentro do carro. Diante da necessidade de dinheiro, ele aceitou o contrato, que incluía um pagamento inicial de 300 mil dólares e uma taxa de royalties de 1,5%.

A parceria deu certo. Tony Hawk’s Pro Skater foi lançado em 1999 para PlayStation e rapidamente se tornou um sucesso. Mas o grande estouro veio com Pro Skater 2, considerado até hoje um dos melhores jogos de skate de todos os tempos. O mercado de games nunca mais foi o mesmo, e a franquia Pro Skater se tornou um fenômeno mundial.

A decisão que mudou tudo

Tony Hawk's Pro Skater
Imagem: Reprodução

Em 2019, Tony Hawk revelou um detalhe curioso sobre sua trajetória nos games. Depois do sucesso dos primeiros jogos, a Activision lhe ofereceu 500 mil dólares para encerrar qualquer direito a royalties futuros. Em um momento de incerteza, Hawk poderia ter aceitado e saído com meio milhão no bolso. Mas ele recusou.

Essa decisão se mostrou acertada. Mais tarde, quando Tony Hawk’s Pro Skater 4 foi lançado, ele já havia renegociado seu contrato, e suas participações nos lucros da franquia renderam a ele impressionantes 4 milhões de dólares em royalties.

O fim (ou não) da franquia

Tony Hawk's Pro Skater
Imagem: Reprodução

Os últimos anos não foram tão generosos com a franquia Tony Hawk’s Pro Skater. O último jogo inédito, Pro Skater 5, lançado em 2015, foi um fracasso de crítica e vendas. Em 2020, a Activision tentou resgatar o legado da série com os remakes de Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2, que foram bem recebidos pelo público. No entanto, novos jogos não estão nos planos da empresa.

Apesar disso, o próprio Tony Hawk garantiu que a franquia não acabou. Ainda não se sabe qual será o futuro da série, mas, considerando sua história de altos e baixos, não seria surpresa se um novo jogo aparecesse quando menos esperarmos.

Comentários estão fechados.