Nobuo Uematsu se opõe ao uso de IA em composições musicais

Nobuo Uematsu, um dos compositores mais icônicos do universo dos games, especialmente conhecido por suas trilhas sonoras em jogos como Final Fantasy e Chrono Trigger, não está vendo a inteligência artificial (IA) com bons olhos. Enquanto muitos na indústria, como Hideo Kojima, acreditam que a IA pode revolucionar a forma como os jogos são desenvolvidos, Uematsu é um dos que preferem manter a música bem longe dessa tecnologia.

Recentemente, em uma entrevista à JASRAC Magazine, o compositor declarou que “nunca usou IA e provavelmente nunca vai fazer isso”. Para ele, confiar em tecnologias desse tipo pode comprometer a essência única que a música deve ter, algo que só a experiência humana consegue proporcionar.

Ele explicou que a música feita por pessoas é cheia de nuances, pequenas imperfeições que a tornam especial. A autenticidade e a individualidade que cada artista traz para sua criação são elementos que não podem ser replicados por uma máquina. Para Uematsu, essas flutuações, que podem parecer erros à primeira vista, são, na verdade, o que traz emoção e profundidade às composições.

Crise criativa na indústria

Uematsu também acredita que o verdadeiro desafio da indústria de games atual é uma crise criativa, e não necessariamente tecnológica. Em suas palavras, a evolução já ocorreu quando músicos começaram a utilizar suas gravações em jogos. Um exemplo que ele cita é o áudio binaural, que já foi utilizado em Final Fantasy X.

Aos 66 anos, ele reconhece que a IA poderia auxiliar compositores, ajudando a variar tipos de áudio, mas ressalta que nada se compara à satisfação de criar algo com suas próprias mãos. “Quando escuto música, a diversão está em descobrir a história por trás de quem a compôs”, completou ele. Para o músico, a IA simplesmente não tem esse tipo de história.

Uematsu continua ativo na indústria, mesmo sem estar mais diretamente ligado à Square Enix desde 2004. Recentemente, ele tem trabalhado na criação dos temas principais de novos títulos de Final Fantasy, trazendo cada vez mais uma contribuição valiosa para essa franquia que conquistou o coração de tantos jogadores.

Comentários estão fechados.