Por que os jogadores não conseguem chegar ao nível 20 em Baldur’s Gate 3?

Baldur’s Gate 3 da Larian Studios, traz uma nova perspectiva ao mundo dos RPGs, adotando as regras da 5ª Edição de “Dungeons and Dragons” (D&D). O jogo se destaca por sua decisão de estabelecer um teto de nível 12 para os personagens, ao invés do usual nível 20 encontrado em D&D.

Esta escolha foi cuidadosamente feita para equilibrar o jogo e para ajustar o desafio de implementar as complexas e poderosas magias de níveis mais elevados em um ambiente de videogame. A seguir, vamos explicar por que a produtora optou por manter um nível menor no game!

O Desafio de Balancear o Nível:

Em Baldur’s Gate 3, a Larian Studios optou por um limite de nível mais baixo para manter o jogo equilibrado e atraente. O objetivo era oferecer uma experiência de jogo com progressão significativa, mantendo a duração e complexidade sob controle. O sistema de nivelamento foi projetado para que cada avanço seja estratégico e tenha impacto, refletindo a natureza cuidadosamente controlada do sistema de D&D, onde os jogadores não avançam rapidamente para níveis superiores.

Se a produtora optasse por manter um nível maior, o jogo se tornaria cansativo, e outros eventos teriam de ser criados para conseguir manter a mesma imersão in-game.

O Desafio de Balancear o Nível em Baldur's Gate 3

Magias de Alto Nível e Desafios de Implementação:

As magias disponíveis em níveis mais elevados no D&D apresentam habilidades extraordinárias, como viagens dimensionais, manipulação do tempo e poderes quase divinos. Estas seriam extremamente difíceis de equilibrar em um videogame, especialmente sem a presença de um Mestre de Jogo para moderar seus efeitos. Por isso, a Larian Studios decidiu limitar o nível dos personagens para evitar a introdução dessas habilidades potencialmente desequilibradas e superpoderosas no jogo.

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Equilibrando Classes e Poderes:

A decisão de limitar o nível máximo também está relacionada à dificuldade de equilibrar as diferentes classes e habilidades no jogo. Em D&D, magos e feiticeiros tornam-se particularmente poderosos em níveis mais altos, e equilibrar esses poderes com habilidades de combate físico em um videogame é um desafio significativo. Com um teto de nível mais baixo, a Larian Studios conseguiu manter um equilíbrio mais justo entre as classes, garantindo que nenhuma classe se sobressaísse desproporcionalmente sobre as outras.

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