Na palma da mão! Todos os consoles PORTÁTEIS da Sony

Houve uma época que a Sony explorou bastante o mercado de consoles portáteis. E ela chegou a bater de frente com a empresa considerada soberana nesse quesito, que é a Nintendo. Vamos relembrar aqui todos os consoles portáteis da Sony, e ainda mostrar alguns dispositivos que nem todos conhecem ou se lembram.

PSP

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Lançado em 2004, o PlayStation Portable (PSP) foi um marco na história dos jogos portáteis. Com sua tela grande e brilhante, capacidade gráfica comparável aos consoles de mesa da época e um design elegante e robusto, o PSP não era apenas para jogos; ele também suportava filmes, música e navegação na internet, tornando-o um dispositivo de entretenimento completo.

Títulos icônicos como God of War: Chains of Olympus e Monster Hunter Freedom Unite destacaram-se na sua biblioteca, oferecendo experiências profundas e envolventes.

PS Vita

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Lançado em 2011, o PlayStation Vita (PS Vita) construiu sobre o legado do PSP com significativas melhorias tecnológicas. Tinha uma tela de OLED vibrante, controles sensíveis ao toque frontal e traseiro e dois analógicos que proporcionavam uma jogabilidade mais precisa, uma novidade para dispositivos portáteis.

O PS Vita foi pioneiro na integração com o PlayStation 4, permitindo o jogo remoto e a continuidade de jogos entre o console e o portátil. Apesar de uma recepção inicial mista e desafios com a adesão de terceiros, jogos como Persona 4 Golden e Uncharted: Golden Abyss provaram o potencial do sistema.

Outros dispositivos portáteis

Apesar da Sony só ter tido 2 consoles portáteis, também tivemos alguns dispositivos que, de alguma forma, podem ser considerados “consoles” portáteis da Sony. Vamos relembrá-los.

PocketStation

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Lançado inicialmente no Japão em 1999, o PocketStation foi uma combinação de memória de jogo e dispositivo portátil de jogos para o PlayStation original.

Embora não tenha sido lançado globalmente, este pequeno dispositivo permitia aos jogadores interagir com jogos de PlayStation de maneiras novas, oferecendo funcionalidades extras e mini-jogos que podiam ser transferidos de volta para o console principal. Apesar de sua vida curta no mercado, o PocketStation foi uma tentativa inicial da Sony de integrar portabilidade e jogabilidade interativa.

Sony Ericsson Xperia Play

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O Xperia Play, lançado em 2011, conhecido popularmente como PlayStation Phone, combinava as funcionalidades de um smartphone Android com os controles físicos de um console portátil. Este dispositivo tentou fundir o crescente mercado de jogos para smartphones com a experiência de jogos dedicados, apresentando um pad deslizante com controles típicos do PlayStation.

Embora tenha atraído atenção inicial, a falta de jogos exclusivos e o desempenho moderado do hardware impediram que o Xperia Play alcançasse um sucesso significativo.

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PlayStation Portal

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O PlayStation Portal é a resposta da Sony ao mercado moderno de jogos portáteis, representando uma evolução dos conceitos introduzidos pelo PSP e PS Vita. Incorporando tecnologia de ponta, o dispositivo visa oferecer uma experiência de jogo AAA em um formato portátil, com capacidade de streaming de jogos e compatibilidade com o ecossistema PlayStation.

A principal proposta do PlayStation Portal é servir como um dispositivo do Remote Play. Ou seja, ele é um acessório que depende do PlayStation 5 para funcionar. Nesse sentido, ele pode ser considerado um sucessor do PS Vita, que também tem a função do Remote Play e era praticamente usando só pra isso depois que deixou de receber suporte da Sony.

Por conta disso, muitos não receberam o PlayStation Portal com bons olhos, o considerando desnecessário, uma vez que é possível usar o Remote Play até mesmo no celular.

Porque a Sony saiu do mercado de consoles portáteis?

A Sony retirou-se do mercado de consoles portáteis após o desempenho comercial modesto do PlayStation Vita, seu segundo e último console portátil, lançado em 2011. Apesar de avançado em termos de hardware, com uma tela de toque, conectividade 3G e gráficos de alta qualidade que rivalizavam com os de consoles de mesa, o Vita enfrentou vários desafios que impactaram suas vendas.

Um dos principais fatores foi a falta de suporte de grandes desenvolvedores e um catálogo limitado de jogos exclusivos que não conseguiu capturar a atenção do público da mesma forma que seus concorrentes.

Além disso, a ascensão dos smartphones com capacidades de jogo cada vez mais sofisticadas também contribuiu para diminuir a demanda por dispositivos dedicados exclusivamente a jogos.

Esses fatores, combinados com os altos custos de desenvolvimento e produção, levaram a Sony a focar seus recursos em seus consoles de mesa mais lucrativos, como a série PlayStation, abandonando a produção e desenvolvimento de novos modelos de consoles portáteis.

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