Morre David Rosen, co-fundador da SEGA e ícone dos fliperamas

David Rosen, um nome muito importante para a história dos games, faleceu no último Natal, aos 95 anos. A notícia foi confirmada por um porta-voz da família, que informou que ele estava cercado pelos entes queridos em seus últimos momentos.

Rosen começou sua jornada no universo dos jogos nos anos 50, no Japão. Ele fundou a Rosen Enterprises, uma empresa dedicada à importação de máquinas de arcade dos Estados Unidos. Sucesso rapidamente lhe sorriu, conforme ele lembrou numa entrevista de 1996: “Eu estava abrindo arcades com jogos de caça e tiro em várias cidades do Japão, e tivemos muita sorte. Quando deixei a operação, era difícil encontrar uma cidade no Japão que não tivesse um de nossos arcades.”

Em meados da década de 60, o sucesso de Rosen chamou a atenção da Nihon Goraku Bussan, uma empresa japonesa querendo se aventurar na área de jogos. As duas companhias decidiram se fundir, e assim nasceu a SEGA, nome que já era conhecido no Japão. Rosen se tornou o presidente da nova empresa, começando um capítulo importante na indústria de games.

David Rosen continuou na SEGA até 1996

A SEGA passou por momentos marcantes após sua fundação. Em 1969, a empresa foi comprada pelo conglomerado Gulf+Western Industries, mas Rosen continuou firme em sua posição de liderança. A companhia seguiu nesse formato durante 15 anos, até que o conglomerado resolveu vender a SEGA. Então, Rosen, junto de outro executivo, Hayao Nakayama, fez uma sociedade para adquirir os ativos da área japonesa.

Foi nesse período que David Rosen decidiu retornar aos EUA para estabelecer a SEGA of America. Ele permaneceu como co-presidente até julho de 1996, ajudando a moldar o que a SEGA se tornaria no ocidente e deixando um legado que ainda é lembrado por muitos fãs de games pelo mundo.

Comentários estão fechados.