MindsEye – Voz do protagonista critica lançamento: “Beta com outro nome”

O que era para ser um dos títulos mais promissores do ano acabou se transformando em um dos maiores desastres recentes da indústria. MindsEye, desenvolvido pela Build a Rocket Boy, foi lançado repleto de bugs, falhas de desempenho e instabilidade geral, gerando frustração entre os jogadores e a crítica especializada.

No Metacritic, o jogo amargou a pior nota do ano e, com isso, a desenvolvedora acabou realizando demissões em massa. E agora, até Alex Hernandez, dublador do protagonista Jacob Diaz, resolveu se pronunciar — e as críticas foram duras.

YouTube player

“É como fazer teste beta sem avisar ninguém”, diz ator

Em entrevista ao canal Check It TV, Hernandez demonstrou empatia com os fãs e também frustração como consumidor:

Por qualquer que seja o motivo, uma empresa decidir lançar algo com esses problemas e só cuidar disso depois, meio que post mortem. Obviamente, não fomos o primeiro jogo a fazer isso; um exemplo muito notório é Cyberpunk. Como gamer, como consumidor, eu não gosto desse modelo. Não gosto da ideia de seguir por esse caminho no futuro.

Alex Hernandez, ator

O ator ressaltou que lançar um produto claramente inacabado, mas cobrar preço cheio, compromete a confiança do público a longo prazo. Para ele, a solução seria oferecer o jogo em formato beta gratuito ou com preço reduzido, deixando claro para o jogador que ainda se trata de uma experiência em desenvolvimento.

Estúdio promete roadmap de correções, mas danos já foram feitos

Imagem: Build a Rocket Boy

Mesmo com o pedido de desculpas da equipe e o anúncio de um roadmap com atualizações e melhorias, a imagem da Build a Rocket Boy saiu arranhada. A situação mostra como decisões apressadas e modelos comerciais mal planejados podem sabotar até as ideias mais promissoras.

Enquanto isso, Hernandez deixa um recado claro para a indústria:

Não sei exatamente o que leva as empresas a, essencialmente, fazerem testes beta sem chamarem assim. Eu, como consumidor, preferiria ser avisado desde o início, porque assim sei exatamente com o que estou me comprometendo.

Alex Hernandez, ator

Leia mais:

Um alerta necessário para toda a indústria

As palavras do ator de MindsEye ecoam o sentimento de muitos jogadores que cansaram de pagar caro por jogos inacabados.

A fala corajosa de Hernandez reacende um debate urgente sobre ética no desenvolvimento de jogos, especialmente em tempos em que confiança e transparência valem mais que promessas vazias.

Comentários estão fechados.