Mercado global de games pode alcançar US$ 197 bilhões em 2025

O mercado de games está prestes a alcançar um marco impressionante, com previsão de superar US$ 197 bilhões em 2025. Essa informação vem da consultoria global Newzoo, que analisou o desempenho do setor entre janeiro e novembro de 2025.

Um fator importante nessa trajetória de crescimento foi o lançamento do Nintendo Switch 2, que ajudou a impulsionar as vendas. O segmento de jogadores de PC foi o que realmente se destacou, superando tanto os consoles quanto os dispositivos móveis em termos de engajamento.

Além disso, enquanto as vendas físicas nos Estados Unidos mostram sinais de estagnação, o relatório da Newzoo aponta que, no geral, os consumidores continuam a investir em jogos. No entanto, é bom ficar atento a possíveis desafios no futuro, como tarifas comerciais, inflação e a escassez de componentes de memória, que podem impactar o setor a partir de 2026.

Projeções financeiras e desempenho por plataforma

Para 2025, a Newzoo projetou que o mercado total de games atinja US$ 197 bilhões, um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. Desse total, os jogos para celular devem representar US$ 108 bilhões, com um crescimento de 7,7%.

Os consoles devem atingir US$ 45 bilhões, mostrando um crescimento de 4,2%, enquanto o mercado de PC deve alcançar US$ 43 bilhões, um aumento de 10,4%. O desempenho positivo nos PCs e dispositivos móveis foi crucial para que a indústria se aproximasse da marca de US$ 200 bilhões.

Se essa tendência continuar, é provável que esse marco seja superado no ano seguinte. A estabilidade dos jogos móveis vem de sucessos consagrados, como os desenvolvidos por Tencent e Century Games, além de novos títulos que vêm conquistando fãs.

Rankings de jogos de PC em 2025 (receita e usuários ativos)

Os jogos também refletem essa evolução. Confira os principais jogos de PC em 2025, tanto em receita quanto em usuários ativos mensais (MAU):

PosiçãoTop 10 PC por receitaTop 10 PC por MAU
1Battlefield 6 / REDSECCounter-Strike 2 & GO
2Schedule IMinecraft
3ARC RaidersRoblox
4Monster Hunter WildsBattlefield 6 / REDSEC
5Borderlands 4Fortnite
6EA Sports FC 26The Sims 4
7R.E.P.O.League of Legends
8The Elder Scrolls IV: Oblivion RemasteredDota 2
9Sid Meier’s Civilization VIIValorant
10Dune: AwakeningPEAK (Aggro Crab)

Rankings de jogos de console em 2025 (receita e usuários ativos)

No universo dos consoles, a lista dos jogos que mais faturaram em 2025 é composta exclusivamente por lançamentos desse ano, refletindo a forte presença das grandes franquias. Confira abaixo:

PosiçãoTop 10 console por receitaTop 10 Console por MAU
1EA Sports FC 26Fortnite
2NBA 2K26Call of Duty HQ
3Battlefield 6 / REDSECGrand Theft Auto V
4EA Sports Madden NFL 26Roblox
5MLB The Show 25Minecraft
6Assassin’s Creed ShadowsEA Sports FC 25
7EA Sports College Football 26Rocket League
8Ghost of YoteiBattlefield 6 / REDSEC
9Pokémon Legends: Z-ATom Clancy’s Rainbow Six Siege X
10Borderlands 4EA Sports FC 26

Cenário de PC é impulsionado por engajamento profundo

O que acontece nos PCs é bem particular. Todos os jogos mais rentáveis de 2025 na plataforma são novos, e não inclui títulos gratuitos. Segundo Michiel Buijsman, analista da Newzoo, isso mostra que os jogadores estão dedicando mais tempo e dinheiro em ecossistemas que já conhecem, em vez de buscar novos usuários.

Dentre os dez jogos mais populares, dois pertencem ao segmento indie, enquanto três são franquias completamente novas no PC. Isso indica uma demanda crescente por experiências variadas e abre espaço para novos conceitos na plataforma, que se firma como um ponto chave para inovações na indústria.

Console mantém domínio das grandes franquias anuais

Nos consoles, a lista dos jogos que mais faturaram também é composta apenas por lançamentos recentes, mas aqui a história é diferente — não há espaço para jogos indie. Todos são de grandes séries estabelecidas, com metade sendo lançamentos anuais.

A EA se destacou como a publisher mais forte, ocupando quase metade das posições. O Pokémon Legends Z-A, exclusivo de uma plataforma, também fez sua aparição. Quando olhamos para os usuários ativos mensais, nota-se que os grandes títulos dominam ainda mais.

Battlefield supera Call of Duty em listagens de 2025

As listas que consideram engajamento por MAU revelam um cenário interessante. No PC, apenas um jogo no top 10 não é de uma franquia famosa. Já em consoles, todos os dez títulos pertencem a grandes franquias, e surpreendentemente, o Call of Duty: Black Ops 7 apareceu apenas no top 10 de MAU, indicando um ano complicado para a série.

Por outro lado, Battlefield 6 foi um destaque constante tanto em receita quanto em MAU, mostrando um desempenho superior ao Call of Duty ao longo de 2025, segundo a Newzoo.

Mercado global de games deve superar US$ 197 bilhões em 2025; um pouco mais sobre jogos indie

O relatório também destaca o impacto significativo dos jogos indie na indústria em 2025. Títulos como Clair Obscur: Expedition 33 brilharam, arrecadando prêmios notáveis, incluindo Jogo do Ano no The Game Awards.

Olhando para o futuro, movimentos grandes no setor estão sinalizando transformações. A mudança da EA para uma empresa privada e a abertura dos Vantage Studios da Ubisoft são exemplos. Emmanuel Rosier, da Newzoo, comenta que esse movimento reflete uma tendência de concentração de propriedade e uma gestão mais rigorosa dos portfólios.

Comentários estão fechados.