Lumines Arise no PS5 traz a evolução que a série merece

Lumines é um dos grandes nomes dos jogos de quebra-cabeça com blocos que caem. Embora não tenha a mesma fama que Tetris, merece um lugar especial ao lado dele. Ambos os jogos compartilham uma conexão incrível, que fica bem evidente em Tetris Effect — uma fusão do gameplay clássico de limpar linhas com as características audiovisuais marcantes criadas por Tetsuya Mizuguchi.
Com o lançamento de Lumines Arise, a nova versão traz uma proposta semelhante à de Tetris Effect. Recentemente, testamos a demo, que estará disponível até o dia 3 de setembro, e saímos dela lembrando como essa fórmula é realmente especial.
A dinâmica do jogo é simples, mas envolvente. Em Lumines, você controla quadrados 2×2 compostos por blocos de duas cores diferentes que vão caindo no tabuleiro. Sua missão é organizá-los para criar quadrados do mesmo tom e, quando isso acontece, eles desaparecem conforme uma linha do tempo, tudo ao ritmo da música.
Se você conseguir limpar quatro ou mais quadrados em um único movimento, ganha uma pontuação extra, o que adiciona uma camada de estratégia ao jogo. Diferente de Tetris, a gravidade também desempenha um papel importante, já que os blocos caem para ocupar quaisquer espaços vazios abaixo deles.
Em Lumines Arise, todos esses elementos estão de volta, tornando o jogo hipnotizante e viciante. No entanto, o que realmente se destaca é a apresentação visual. A série sempre buscou unir a jogabilidade de quebra-cabeça com música e efeitos visuais, e nesta versão isso foi levado a um novo patamar.
Na demo, apenas três estágios estão disponíveis, mas eles oferecem uma boa variedade de músicas e temas. Você se depara com vocais suaves, uma atmosfera mística e até dois camaleões dançando ao som de batidas mais rápidas. É uma experiência visual que impressiona, além de facilitar a imersão no jogo.
Outro destaque é o novo recurso Burst. Durante a partida, uma porcentagem em cima da linha do tempo vai aumentando. Quando atinge 50% ou mais, você pode ativar o Burst, que pausa a remoção dos blocos de uma cor específica. Isso permite criar combos massivos e potencializar ainda mais sua pontuação.
Ainda tem mais! O modo multiplayer traz uma nova opção chamada Burst Battle, onde você compete com outro jogador. A cada combinação que você completa, blocos indesejados são enviados ao campo do adversário, dificultando seu jogo. Usar o Burst nesse modo pode permitir uma reviravolta emocionante numa partida.
Lumines Arise também está atenta à acessibilidade. Você pode diminuir os efeitos visuais para um jogo mais suave ou ativar a opção “No-Stress Lumines”, que permite jogar sem a pressão de bloco caindo automaticamente.
Mesmo com a demo apresentando apenas algumas fases, estamos ansiosos pelo jogo completo. O que vimos até agora é bastante promissor. A base do jogo continua sólida e a resposta é rápida, enquanto a produção audiovisual é simplesmente espetacular.
Fora isso, temos algumas perguntas sobre novos modos e recursos que podem ser adicionados. O modo de Jornada contará com mais de 35 estágios, além do Burst Battle no multiplayer. A demo também sugere a inclusão de Missões, Playlists e até personalização de avatares. Estamos torcendo para que o título ofereça uma experiência tão rica quanto a de Tetris Effect quando for lançado em novembro.
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